DO REPÓRTERMT
Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) revela que 35% dos empresários da Capital pretendem contratar mais profissionais para o final do ano. O estudo foi realizado junto a comerciantes com lojas em bairros, shoppings e centro de Cuiabá e mostra que 89% dos entrevistados consideram a possibilidade de efetivar os funcionários posteriormente.
A pesquisa foi realizada de forma presencial entre 21 de outubro e 6 de novembro. Conforme os entrevistados, 78% pretendem abrir de uma a três vagas, enquanto 17% têm quatro a seis postos disponíveis e 5% acima de 6 oportunidades. Do total, 72,2% dos empresários buscam profissionais para o cargo de vendedor. Em seguida, estão caixa (16,7%) e auxiliar (13,9%).
Quanto à remuneração, a pesquisa mostra que 36,1% das vagas têm média salarial de pelo menos R$ 2 mil.
A contratação de final de ano costuma ser uma grande "porta de entrada” no setor de comércio. “Tradicionalmente, o profissional que mostra um bom desempenho nesse período é efetivado. Por isso, é uma ótima oportunidade para quem quer começar uma carreira no varejo", explica o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam.
A pesquisa atesta a percepção do presidente: 89% das empresas entrevistadas afirmaram que planejam efetivar colaboradores após o período temporário. Além disso, 47% das empresas estão ofertando vagas com um período de contratação acima de dois meses.













