facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Julho de 2024
13 de Julho de 2024

03 de Julho de 2024, 18h:34 - A | A

VIVA MAIS / SILENCIOSA E FATAL

Endocrinologista alerta: Diabetes mata uma pessoa a cada 5 segundos; muitos nem sabem que possuem a doença

A patologia age em silêncio e por isso passa de maneira imperceptível, não deixando sintomas que possam indicar a sua existência

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



Um em cada nove brasileiros possui diabetes, mas quase metade dessa população não sabe que tem a doença. Segundo a endocrinologista Claudia Santana, nesta edição da coluna Viva Mais, a patologia é silenciosa e pode ser fatal. Isso, porque entre 30% e 50% dos pacientes com diabetes tipo 2 não sentem nada, deixando a doença agir em silêncio e causando sérios problemas ao organismo. É por esse motivo, por exemplo, que pessoas com predisposição à doença ou que possuem fatores de risco devem procurar um especialista o quanto antes.

Um levantamento da Federação Internacional de Diabetes apontou que, em 2021, cerca de 537 milhões de pessoas, entre 20 e 79 anos, tinham diabetes, ou seja, um em cada 10, e a previsão é que esse número aumente, chegando a um total de 643 milhões até 2030 e 754 milhões até 2045. Além disso, aproximadamente 6,7 milhões de mortes foram registradas em 2021 por conta da doença, atingindo a marca de uma morte a cada 5 segundos.

Diante de dados tão alarmantes, o que fazer para prevenir a doença ou aprender a conviver com ela de maneira mais tranquila? A especialista no assunto dá algumas dicas: "Comece com pequenas mudanças, reduza o fast food, faça caminhadas e fique de olho nos fatores de risco, quem tem parentes de 1º grau com diabetes, sobrepeso, pressão alta ou outros fatores deve se cuidar ainda mais.

Confira:

Comente esta notícia