METRÓPOLES
Calçar os chinelos” é, provavelmente, um dos pedidos mais populares dirigidos a crianças. Mas, eles são realmente necessários o tempo todo? As crianças que correm descalças têm menos probabilidade de cair porque têm reações melhor desenvolvidas. Logo, aprendem a transferir livremente o peso corporal e a usar o pé em diferentes direções.
Além do mais, os chinelos restringem o movimento e dificultam os primeiros passos, podendo causar dificuldade para caminhar e desencorajar a criança a tentar se mover.
>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp
Até na escola!
De acordo com um experimento da Universidade de Bournemouth, na Inglaterra, alunos que ficam sem sapatos na escola aprendem e lêem mais. Segundo a pesquisa, as crianças descalças têm desempenho melhor e pontuam mais do que aquelas que usam sapatos, porque se sentem mais relaxadas, como se estivessem em casa.
Vantagens de andar descalço
Correr ou andar descalço não restringe a liberdade de movimento da criança e, portanto, garante o correto funcionamento dos pés.
Também garante uma distribuição ideal e uniforme do pé no chão. Graças a isso, a criança pode absorver cargas e choques muito melhor (melhor amortecimento significa melhor proteção da coluna, articulações, ossos e cabeça) mas isso é apenas o começo.
Ao permitir que seu filho ande descalço, você naturalmente fortalece sua imunidade. Devido a mudanças na temperatura da superfície em que ele caminha, seus vasos sanguíneos ficam mais adaptados (isso significa que, mesmo no caso de mudanças repentinas no clima ou no frio, a criança não precisa ficar com o nariz escorrendo ou gripada imediatamente).
As crianças experimentam uma massagem natural que estimula as terminações nervosas e, portanto, tem um efeito positivo no trabalho dos órgãos internos.
Andar descalço apoia muito a formação do arco dos pés e, portanto, evita os pés chatos.
As crianças também caem com menos frequência porque têm um equilíbrio muito melhor (o pé se adapta à forma mutável do solo, graças à qual os músculos são mais fortes e saudáveis).
Os pais que defendem andar descalços também mencionam as experiências sensoriais que isso proporciona à criança. A criança experimenta a natureza de uma maneira completamente diferente, aprende novas texturas, sente uma estreita relação com a natureza. Na opinião deles, isso afeta significativamente o desenvolvimento emocional e aumenta a sensibilidade à percepção do mundo ao seu redor.
Você sabia que a criança descalça aprende mais e relaxa mais?
De acordo com um estudo, publicado em 2016 pela Universidade de Bournemouth e que envolve alunos de 25 escolas ao redor do mundo há dez anos, alunos sem sapatos na escola aprendem e leem mais. Segundo esta pesquisa, as crianças têm desempenho ainda melhor e pontuam melhor do que seus companheiros que usam sapatos.
Isso funcionaria porque, segundo os especialistas, as crianças descalças se sentem mais relaxadas, como se estivessem em casa. O professor Stephen Heppel, que supervisionou a pesquisa, explica que:
“As crianças quando não usam sapatos relaxam mais e querem sentar no chão e ler. A última coisa que uma criança quer é ler sentado em uma cadeira alta. Descobrimos que 95% deles não leem em cadeiras em casa, mas se deitam”.
Tirar os sapatos dá aos pequenos maior serenidade e bem-estar e, além disso, andar sem sapatos ajuda a desenvolver melhores habilidades motoras. Não se esqueça, portanto, dos benefícios do ponto de vista higiênico de tirar os sapatos em casa: neste mundo, você pode evitar o transporte de bactérias.