facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Julho de 2024
19 de Julho de 2024

30 de Setembro de 2017, 10h:12 - A | A

VARIEDADES / CUIABÁ 300 ANOS

Igrejas centenárias recebem atrações culturais durante o mês de outubro

O evento acontece neste domingo 1º de outubro, às 19h na Igreja São Benedito

ASSESSORIA



Casarões que abrigaram os principais personagens da história mato-grossense, igrejas de tradições centenárias, calçadões que serviram de caminho para o ouro, para a arte, para o povo. Cuiabá, que comemora 300 anos em 2019, começa a contar oficialmente a sua história.
 
Neste mês de outubro, o Centro de Cuiabá será o foco das atenções com a ação “Projetando na História: valorizando o Centro Histórico de Cuiabá”, realizado pela Associação Angeli e parcerias com o Poder Público. Três igrejas antigas da Capital vão expor painéis que contam a história e a importância de cada uma delas, além disso, receberão apresentações culturais e projeções luminosas dinâmicas e estáticas.
 
Conforme explica o secretário de Cultura do Município, Franscico Vuolo, a preocupação do projeto é de chamar a atenção para os monumentos históricos, utilizando-os como chamariz para os destinos patrimoniais.
 
“A participação da Prefeitura Municipal no projeto 'Projetando na História' é de suma importância a partir de três aspectos: o primeiro é a valorização do centro histórico, que é o berço da cidade de Cuiabá; o segundo, são as projeções nas três das principais igrejas que temos na Capital, representando a grande religiosidade do povo cuiabano. E o terceiro elemento é a primeira fase do Cuiabá dos 300 anos”, destaca o secretário municipal de Cultura, Francisco Vuolo.
 
A presidente da Associação Angeli, Leane Mozer, conta ainda que a Igreja Bom Despacho receberá uma nova pintura, por meio do projeto. “O intuito é de recuperar, passo a passo, a beleza do centro de Cuiabá. Queremos trazer as famílias de volta para o centro, para que passem a visitar nossa história, reconhecendo a beleza de nossos patrimônios”, falou.
 
PROGRAMAÇÃO – O projeto será lançado neste domingo na Igreja São Benedito, 1º de outubro, às 19h, e visa aproximar a população cuiabana da história de Cuiabá. As igrejas históricas Nossa Senhora da Boa Morte e Nossa Senhora do Bom Despacho também receberão, durante 30 dias, a iluminação especial e a programação cultural, em sistema rotativo.
 
A programação deste domingo contará com apresentações do Instituto Flauta Mágica, que fará um concerto; apresentação da banda Cerrado Groove com Henrique Malouf; e a atração Chuva de Poesias, com Luciane Carvalho.
 
OUTUBRO ROSA - Outras atividades paralelas à ação da Associação Angeli também serão desenvolvidas como a conscientização da saúde da mulher, temática que inspira o Outubro Rosa, que contará com espaço na programação da Associação Angeli. Na ocasião, serão distribuídos lacinhos rosa.
 
As programações culturais realizadas pela Associação Angeli durante o mês de outubro contam com apoio da Prefeitura de Cuiabá, do Governo do Estado de Mato Grosso e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso através do deputado estadual Mauro Savi. "A cultura deve sempre ser prestigiada. Mas me sensibilizei especialmente por este projeto porque resgata a história. Visto que o povo que não tem memória, não tem história", falou Mauro Savi.
 
PROGRAMAÇÃO | DOMINGO | 01 DE OUTUBRO | IGREJA SÃO BENEDITO
 
19h - Missa
 
20h - Lançamento do Projeto: Valorização do Centro Histórico de Cuiabá: Projetando na História e Campanha Outubro Rosa
 
Atrações: Flauta Mágica, Cerrado Groove com Henrique Malouf e Chuva de Poesias com Luciane Carvalho.

Comente esta notícia