DA ASSESSORIA 13h35
Uma maratona cultural da Feijoada de Inverno 2011 também terá uma gastronomia marcada pela diversidade. Em todos os quatro dias de festas, 22, 23, 25 e 26 de junho, a praça de alimentação apresentará cardápios saborosos, assinados por restaurantes de referência em Mato Grosso.
>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp
Participam da mostra gastronômica: Risoto Mix, Mineiro Grill, Soft Tacos, Giane Muniz, Alaska e Japonês Cuiabano. Com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Abrasel), a praça gastronômica promete surpreender o mais exigente paladar. Até o evento, a expectativa é de que mais restaurantes se unam ao projeto.
E tem mais, o cardápio principal do sábado, ícone da gastronomia brasileira - a feijoada é assinada pelo Alphaville Buffet, sinônimo de qualidade e excelência.
Segundo o empresário Carlos Eduardo Melo Rosa, o cardápio do Mineiro Grill reunirá espetos acompanhados de arroz, vinagrete, mandioca, torresmo, feijão tropeiro e o famoso queijo grelhado. Há um ano atendendo no bairro Boa Esperança, o Mineiro Grill já conquistou uma clientela fiel. "Com a participação nos dias de festas da Feijoada, nosso objetivo é atrair mais clientes", comentou Carlos Eduardo.
Para Alexandre Yuri, diretor Executivo da Abrasel, a participação dos restaurantes nos eventos que compreendem a Feijoada de Inverno 2011 traz fortalecimento de marca, atingindo vários segmentos da sociedade. "Muitas vezes um excelente restaurante está localizado em um bairro e a informação fica restrita aquela localidade. A partir da Feijoada, mais pessoas irão conhecer o produto, e o público das casas intensificará", completa.
A maior rede de fast-food mexicano, presente em nove estados brasileiros, a Sof Tacos traz um tempero todo peculiar para a praça de alimentação da Feijoada, que ocupará um local todo arborizado e charmoso no anexo ao Club de Golf, o Espaço das Artes. São tacos, nachos e quesadilla, delícias da autêntica cozinha mexicana, em diversos sabores. Os tacos serão servidos nos sabores carne (carne moída, guacamole, sour cream e mozzarella) e vegetariano (pico de gallo, palmito, frijoles, guacamole, sour cream e mozzarella). As quesadilla e tortillas de trigo terão recheio de carne. Já os nachos, uma espécie de tortilla chips, serão servidos em três sabores, entre eles: queijo e chilli.
Para quem é aficionado por risotos, três sabores prometem agradar o público: frango com catupiry, quatro queijo, brócolis. Um quarto sabor está sendo definido pelo Risoto Mix, que assina a elaboração destes pratos. O empresário Rodolfo Maranhão destaca que um evento de sucesso como a Feijoada agrega pessoas de vários lugares da cidade e do Estado. "É a possibilidade de levar nossa marca, divulgar nosso trabalho e produto à apreciação das pessoas. São clientes em potencial", pontua.
E para adoçar o paladar, os irresistíveis doces de Giane Muniz e toda a refrescância dos sorvetes Alaska.
Feijoada - Um dos pratos mais famosos da culinária brasileira, o cardápio principal da Feijoada de Inverno 2001, no sábado (dia 25), tem a assinatura do Alphaville Buffet, que acumula uma trajetória de 10 anos. Segundo a empresária Andréia de Oliveira, a equipe está afinada para garantir sabor e tempero aos pratos que serão apreciados por milhares de pessoas. "Para se fazer um evento como este, é necessário antes de tudo organização e planejamento. Nossos profissionais são de altíssimo nível, com experiência nos mais variados tipos de eventos", explica a empresária.
Com 30 dias de antecedência, são realizados os cálculos e quantificações de todos os ingredientes. "Ajustamos a equipe e elencamos o material e a logística necessários. A partir daí, os profissionais de cada área começam a organizar a sua equipe de trabalho", comenta.
A execução da feijoada propriamente começa com poucos dias de antecedência a fim de se manter a qualidade dos ingredientes. O primeiro passo é o dessalgue dos ingredientes e seu pré-cozimento. "Na véspera, já no local do evento, trabalhamos a noite toda para que, pontualmente, às 13h, a feijoada esteja na mesa para ser degustada por todos".
E a equipe está em plena atividade, afinal são cerca de 1.2 mil quilos de carnes, ou seja, mais de uma tonelada de carne suína do Frigorífico Excelência, entre costela, bisteca, lingüiça calabresa, paio, orelha, língua, rabo, lombo, que passam por processos de retirada de sal, cortes, cozimento. Os pertences são servidos separadamente e para acompanhar não poderiam faltar: feijão preto, arroz branco, salada verde, vinagrete, couve, farofa de banana, limão e a laranja
"Participar da Feijoada de Inverno é uma grande oportunidade de mostrar nosso trabalho em grandes eventos. E temos como principal objetivo apresentar um produto de alta qualidade, que sem dúvida, é nossa marca principal", pontua Andréia, acrescentando que "a Feijoada de Inverno reúne pessoas de todo o Estado, de diversas partes do país, consumidores em potencial. Queremos que este evento seja a vitrine para o Brasil dos excelentes serviços que dispomos. E a visibilidade que a mídia envolvida no evento nos traz, será a alavanca para atrair novos eventos para o Alphaville Buffet".
Iguaria - A feijoada é um dos pratos mais típicos da culinária brasileira. Reza a lenda que na época da escravidão, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco e davam essas partes rejeitadas aos seus escravos. Desta forma, os escravos pegavam estas partes do porco e acrescentavam ao feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adicionar água, sal e pimentas.
Entretanto outra versão defende que a origem da feijoada vem a partir de influências européias. Alguns crêem que sua origem tem a ver com receitas portuguesas, das regiões da Estremadura, das Beiras e de Trás-os-Montes e Alto Douro, que misturam feijão de vários tipos, lingüiças, orelhas e pé de porco ou ainda pode ter sido influenciada por outros pratos europeus, como o cassoulet francês, que também leva feijão no seu preparo, na Espanha existe o cozido madrileño, na Itália a "casseruola" ou "casserola" estes preparados com grão-de-bico.