TECH TUDO
Os usuários podem conservar seus cabos e carregadores do celular para durar alguns anos. Mas para isso, é necessário manter cuidados básicos no dia a dia para que ele não apresente um defeito, prejudicando o carregamento do smart. Para ajudar, confira a lista com sete dicas de como prolongar a duração do seu carregador, sem precisar se preocupar.
Brasil x Paraguai: quartas de final da Copa América é celebrada em Doodle
>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp

Alguma dicas podem ajudar a preservar o seu carregador (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)
1) Mantenha o carregador longe de líquidos e resíduos
É fundamental prestar atenção para não molhar o carregador, mesmo com respingos de água. Então, fique atento na hora de deixar ele em cima da mesa ou perto de janelas. Isso porque os carregadores também são equipados com componentes internos que queimam e estragam com a umidade.

Mantenha o carregador longe de líquidos e resíduos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)
O mesmo vale para quem leva tudo na bolsa para a praia e piscina. Evite deixar que qualquer resíduo, como areia, entre em contato com o acessório, e também fique atento para não pegar o carregador com a mão molhada. Este é um cuidado que acaba passando despercebido no dia a dia, mas que faz toda a diferença ao longo do tempo.
2) Não enrolar o fio do carregador
Muitos problemas com os carregadores acontecem porque o usuário enrola o fio ou deixa o acessório jogado na bolsa, sem qualquer proteção. Uma dica é usar uma caixa de óculos vazia ou bolsinha de tecido para guardar e levar para onde quiser, sem se preocupar. E é fundamental entortar os cabos, porque isso pode quebrar o fio por dentro, fazendo seu carregador parar de funcionar.

Transporte o carregador em uma bolsinha ou caixa de óculos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)
3) Protegendo o cabo
Sabe aquela parte do cabo, perto da ponta, que sempre descasca ou quebra no carregador? Tem uma forma caseira de proteger o fio, sem gastar fortunas. Para isso, pegue uma caneta antiga, com ponta retrátil, abra e recolha o arame presente na ponta. Em seguida, enrole com cuidado desde a base até cerca de dois centímetros no cabo. Se necessário apare as pontas com um alicate.
Usar carregador de outra marca estraga o celular? Comente no Fórum do TechTudo.

Dica para proteger a base do cabo do carregador (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)
4) Não deixar cair
Muitos usuários se preocupam com o smartphone e acabam esquecendo de manter o carregador a salvo. É fundamental não deixar ele cair no chão, principalmente quando o cabo estiver plugado no adaptador para tomada. Com a queda, alguns componentes podem se soltar ou quebrar, prejudicando o funcionamento.

Não deixe o carregador cair para não quebrar (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)
5) Não desplugar toda hora
Com o tempo, plugar e desplugar o carregador com frequência do adaptador para tomada ou PCs pode deixar a entrada USB mais frouxa ou com mal contato. Então o ideal é evitar essa ação, mantendo um cabo secundário para conectar o smart no computador ou notebook. Assim, você mantém o carregador conservado para não ter surpresas quando mais precisar, em uma viagem, por exemplo.

Evite ficar desplugando o carregador do adaptador de tomada (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)
6) Observar se a entrada está correta
Muitos carregadores de smartphones atuais apresentam uma das pontas para plugar no celular e outra para a conexão de dados com o computador ou adaptador de tomada. Assim, é importante prestar atenção se você está tentando plugar o cabo na entrada correta.

Confira a entrada do computador do celular para não estragar o cabo (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)
Por vezes, as entradas HDMI e USB podem aparecer próximas nas máquinas, e o usuário pode sem querer forçar uma entrada, prejudicando o cabo. O mesmo vale para os smarts que têm plugue micro USB e micro HDMI.
7) Não esticar o cabo
Por dentro do cabo do carregador, estão fios que permitem as conexões de energia e dados. Por isso, quando o usuário estica demais esse acessório, em desses fios pode não aguentar a tensão e se romper por dentro. Então, assim como é importante não dobrar o cabo, a mesma atenção deve ser dada para a ação de esticá-lo.

Não estique o cabo para não arrebentar pode dentro (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)
Então evite plugar em tomadas e deixar o cabo estirado até a altura da mesa, por exemplo. Mantenha o cabo confortavelmente frouxo durante o carregamento e conserve o acessório.