facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 16 de Julho de 2025
16 de Julho de 2025

15 de Julho de 2025, 18h:45 - A | A

GERAL / VEJA VÍDEO

Incêndio que destruiu Shopping Popular completa 1 ano

Segundo as investigações feitas pela Polícia Civil na época do ocorrido, o fogo foi provocado por um superaquecimento na parte elétrica do prédio.

KARINE ARRUDA
DO REPORTÉR MT



Nesta terça-feira (15) completa um ano que um incêndio de grandes proporções destruiu toda a estrutura do Shopping Popular, localizado na Avenida Manoel José de Arruda, em Cuiabá. Segundo as investigações feitas pela Polícia Civil na época do ocorrido, o fogo foi provocado por um superaquecimento na parte elétrica do prédio.

“Eu lembro que no dia da tragédia, eu estava me preparando para vir trabalhar quando recebi uma ligação avisando que o Shopping havia pegado fogo e a empresa tinha perdido tudo”, relembrou Ricardo Amorim, funcionário de uma das lojas, em entrevista ao .

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Politec conclui que incêndio que destruiu Shopping Popular foi acidental

Pouco após o início do incêndio, que começou na madrugada do dia 15, o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, ao chegarem no local, não conseguiram evitar que a estrutura fosse consumida pelas chamas, sobrando apenas a carcaça do prédio. O incêndio deixou cerca de 600 lojistas desabrigados e afetou mais de 3 mil trabalhadores, que perderam tudo.

“O recomeço não foi fácil, ainda mais acordar no meio da madrugada sabendo que você perdeu tudo. Mas Deus foi a nossa base, o nosso chão. Eu nem sabia se ia conseguir voltar com a minha loja. Até pensei em fazer outra coisa, mudar de ramo, mas esse foi o caminho que Deus trilhou para nós”, contou Fran Oliveira, dona de outra banquinha.

Leia mais - Fotos e vídeo: Com indefinição sobre novo local, camelôs armam barracas improvisadas na avenida Carmindo de Campos

Com a perda total dos produtos e para continuarem sobrevivendo, nos meses seguintes ao incêndio, os camelôs se alojaram na calçada e parte da pista da Avenida Carmindo de Campos. Atualmente, eles trabalham, provisoriamente, em uma estrutura de tendas e containers construída no estacionamento do antigo Shopping Popular, onde aguardam a entrega do prédio definitivo.

“Nós estamos superando, graças a Deus, e estamos na expectativa para que terminem de construir o novo Shopping. Nós estamos ansiosos para ver, estamos pedindo a Deus para que fique pronto logo e possamos ir lá pra dentro”, relatou Irene Varago, proprietária de uma loja de cosméticos.

Leia mais - Fogo no Shopping Popular foi assunto em todo o país

Em entrevista exclusiva ao , o presidente da Associação do Shopping Popular, Misael Galvão, contou que espera que a obra fique pronta até abril de 2026. Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$ 60 milhões na reconstrução do estabelecimento.

“O projeto arquitetônico é o mesmo, nós estamos mantendo o patrimônio histórico do Porto. [...] Hoje, nós estamos com 85% de toda a estrutura pré-moldada já bem avançada. Acredito que mais uns 30 dias a gente termine essa parte e já vamos entrar em uma nova etapa”, pontuou.

Veja vídeo:

 

Comente esta notícia