facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Julho de 2025
05 de Julho de 2025

23 de Dezembro de 2011, 09h:57 - A | A

VARIEDADES / ALERTA GERAL

Brasileiras com silicones da PIP devem retirar próteses urgente

Os implantes produzidos pela Poly Implante Prothese são suspeitos de ter uma taxa de ruptura mais alta que o normal e serem preenchidas por um gel cancerígeno

G1



 

Mulheres brasileiras que tenham próteses da marca francesa PIP precisam marcar rapidamente a cirurgia para retirar o implante, alerta o cirurgião plástico Marcelo Moreira, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
 

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Os implantes produzidos pela Poly Implante Prothese são suspeitos de ter uma taxa de ruptura mais alta que o normal e serem preenchidas por um gel cancerígeno. Pelo menos oito casos de câncer de mama foram detectados em pacientes que usaram os implantes da companhia, mas ainda não há comprovação científica de que o silicone teria causado o tumor. A empresa faliu em 2010.


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a importação dos implantes da PIP em abril de 2010, após alerta do governo francês. Mas, segundo a agência, antes da proibição, pelo menos 25 mil brasileiras colocaram produtos da marca.
 

O governo francês determinou a troca imediata das próteses das 30 mil mulheres francesas que usam implantes da PIP. A cirurgia vai ser paga pelo governo. Quem não quiser fazer a troca, terá acompanhamento médico gratuito, com mamografias periódicas.

Uma das próteses da francesa PIP, que fechou as portas em 2010.  (Foto: Sebastien Nogier / AFP Photo)Uma das próteses da francesa PIP, que fechou as portas em 2010. (Foto: Sebastien Nogier / AFP Photo)

No Brasil, a Anvisa ainda não se pronunciou sobre recomendações às pacientes. Não há nenhum registro de câncer ligados à prótese da PIP no país. Ainda assim, o cirurgião Marcelo Moreira recomenda que as brasileiras não esperem uma decisão judicial e já procurem seus médicos. “Elas podem também processar a empresa, mas isso pode demorar muito. O mais importante agora é retirar o implante”, recomenda.

Comente esta notícia

Vanessa Bigorrilo 10/02/2012

eu tive esse problema, consultei com o Dr Anderson Macohin, da www.macohin.com, e fiz o processo com ele, agora em fevereiro saiu uma liminar em meu processo e o juiz mandou a Anvisa custear toda a troca do meu silicone PIP onde poderei comprar outro e escolher o medico para fazer a cirurgia. Já marquei a data para abril de 2012... O Dr. Macohin disse que fez 1 processo desse em SP, outro no RIO e em SC já teve 1 caso que ganhou, porem a anvisa recorreu. O valor da causa é 200 mil reais... Por isso vale a pena falar com ele... entrem em contato o endereço dele ta no site... bjus

positivo
0
negativo
0

ANACLETO JUNIOR BASSETTo 25/12/2011

Somente um cirurgião irresponsável vai a mídia dar um pronunciamento deste. Até que seja detectado algum problema com as próteses os implantes podem ser mantidos. somente em caso de ruptura é que se deve trocar os implantes. Este cirurgiao nao tem autonomia e nem autorizacao para falar em nome da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou da Anvisa. Irresponsável também é a mídia em divulgar uma notícia, sem que a Anvisa tenha dado um parecer a este respeito. Sou cirurgiao plastico e estou a par da conduta recomendada ela anvisa e pela sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica. Nao ha urgência em fazer esta troca.

positivo
0
negativo
0

2 comentários