facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 24 de Maio de 2024
24 de Maio de 2024

17 de Agosto de 2010, 23h:13 - A | A

VARIEDADES /

Amaggi está entre as 100 maiores empresas do país

DA REDAÇÃO



Ano após ano, uma empresa de Mato Grosso vem conquistando seu espaço entre as maiores companhias do país. Para muitos, poderá parecer um avanço silencioso e isso, de certa forma, é verdade. Com responsabilidade ambiental, planejamento estratégico e valorização de seus colaboradores, o Grupo André Maggi se consolida como uma das principais empresas do Brasil.

O resultado do pioneirismo e empreendedorismo pode ser conferido a cada nova edição da "Melhores e Maiores", da revista Exame, uma das mais respeitadas análises de mercado do Brasil. A edição de 2010, que está nas bancas, aponta a Amaggi, empresa do Grupo André Maggi, no seleto grupo das 100 maiores empresas do país.

E uma verificação mais detalhada das 100 primeiras colocações revela que a Amaggi é uma das poucas empresas do ramo do Agronegócio, cujo controle acionário é 100% brasileiro.

Outro resultado importante foi apontado entre as "50 maiores empresas do agronegócio nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste", em que a Amaggi manteve a segunda colocação no ranking, atrás apenas de uma empresa da Bahia. Com isto, torna-se a primeira do ranking nesta categoria proveniente da região Centro-Oeste.

Com aproximadamente US$ 2,3 bilhões em vendas em 2009, a trading subiu 19 posições no ranking em relação ao ano anterior, quando ocupava a 114ª posição. Está, agora, na 95ª colocação entre as 500 maiores por venda no atacado, reafirmando assim sua posição de destaque nos cenários nacional e internacional, com resultados acima da média do setor.

Em 2007, a companhia avançou 16 posições no ranking, quando passou do 210º lugar para o 194º lugar. No ano passado, foram 80 posições conquistadas, da 194ª para a 114ª colocação.

Vale destacar que os dados são sempre referentes ao ano anterior a divulgação da pesquisa. Desta maneira, os resultados desta edição referem-se a 2009.

Conquista

A Amaggi é uma das empresas que integram o Grupo André Maggi, formado também pela Hermasa Navegação da Amazônia, Maggi Energia, Divisão Agro e Fundação André Maggi (responsável pelas ações sociais do Grupo).

A trading tem em seu foco de atuação a compra e venda de grãos (soja e milho), industrialização, logística, produção de sementes de soja, importação e comercialização de fertilizantes e defensivos.

Para o presidente do Grupo André Maggi, Pedro Jacyr Bongiolo, o resultado da "Melhores e Maiores" demonstra que a empresa cresce de maneira racional e sustentável. Ele destacou o planejamento estratégico de médio e longo prazo como um dos principais responsáveis pelo desempenho do Grupo, ano após ano.

"Em 2009, tivemos conquistas importantes como a ampliação da nossa atuação no exterior e na região sul do país, além de parcerias na região Matopiba, composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia", explicou Jacyr. "Ações como estas traduzem a nossa meta de crescer de forma gradual e de estar em todos os locais que produzem soja no Brasil", complementa.

Entre as 20 maiores do agronegócio

A "Melhores e Maiores" da Exame, em sua 37ª edição, mostra que a Amaggi vem melhorando todos os seus índices ano após ano. A empresa, por exemplo, melhorou cinco posições no ranking dos maiores exportadores do país e hoje ocupa o 12ª lugar.

Na relação das 100 maiores empresas da região Centro-Oeste, a Amaggi melhorou uma posição no ranking e ocupa a 6º colocação, atrás apenas de empresas de energia, serviços e telecomunicações.

Entre as 50 maiores do comércio por vendas, a empresa mato-grossense subiu quatro posições em relação à pesquisa anterior e ocupa atualmente o 17º lugar. Na categoria das maiores do atacado, a Amaggi pulou da 10ª para a 7ª posição; e no Atacado/Liderança de Mercado passou da 7ª para a 5ª posição.

No anuário do Agronegócio, que circula juntamente com a edição da "Melhores e Maiores", a Amaggi é apontada na 18ª posição entre as "400 Maiores do Agronegócio".

A trading obteve também um desempenho de destaque entre as 50 maiores empresas do agronegócio com melhores resultados no lucro líquido ajustado. Se nesta categoria, em 2008, a Amaggi ocupava a 41ª posição, atualmente está na 11ª colocação - um salto de 30 posições.

Com informações da assessoria de imprensa

Comente esta notícia