DA REDAÇÃO
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso recebeu 51 pedidos de impugnação de registros de candidatura. As ocorrências se referem tanto aos requerimentos de candidatura feitos de forma coletiva quanto aos individuais.
O prazo para pedidos de impugnação de requerimentos de registro de candidatura feitos coletivamente terminou às 19h do sábado e para os individuais encerrou-se às 19h desta terça-feira. Entre os candidatos a governador do Estado, José Riva (PSD) e José Marcondes Neto (PHS) e Pedro Taques (PDT) tiveram pedidos para o indeferimento do registro. Curiosamente, a lista oficial do TRE não consta nenhum pedido de impugnação do candidato Lúdio Cabral (PT).
Pedro Taques não foi representado pelo Ministério Público. O senador foi representado pelas coligações “Amor a Nossa Gente”, que lançou Lúdio Cabral (PT) ao Governo, e “Viva Mato Grosso”, que lançou Riva.
Entre os vices, foram solicitados os pedidos de impugnação dos vices Araí Faonseca (PSD) e Carlos Fávaro (PDT). O médico não teria sido aclamado como vice na chapa de Riva ao Governo durante a convenção partidária no dia 30 de junho. Já Fávaro não teria se afastado da presidência da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso).
Dos postulantes ao Senado, apenas o senador e candidato a reeleição, Jaime Campos (DEM) tem pedido de impugnação. Ele foi denunciado pelo MPF por fraudes em licitações na Saúde na época em que era governador de Mato Grosso na década de 90.
O TRE irá analisar a impugnação de 36 candidatos à Assembleia com destaque para os atuais deputados Emanuel Pinheiro (PR), Gilmar Fabris (PSD), Neudo Egon (PR), Airton Português (PSD), Zé Domingos (PSD). Já para Câmara, serão analisados apenas dois pedidos de impugnação.
O Tribunal informa ainda que os pedidos de registro com fundamento nas vagas remanescentes para os cargos proporcionais, que podem ser protocolizados até o dia 06 de agosto poderão ser impugnados no prazo de cincodias a contar da publicação dos editais podendo acrescer, desse modo, outras ocorrências na relação de impugnações. A maioria dos pedidos foi protocolada pelo Ministério Público Eleitoral. Porém, algumas coligações protocolaram pedidos de impugnação contra candidatos adversários. O TRE também definiu os relatores dos processos que começam a ser analisados na próxima semana.
CONFIRA A LISTA DOS PEDIDOS DE IMPUGNAÇÃO
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução