Cuiabá, 27 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
27 de Setembro de 2026

05 de Maio de 2015, 19h:10 - A | A

POLÍTICA / 150 ANOS DE RONDON

Taques vai aos EUA atrás de dólares para reativar Bid Pantanal, antigo programa de Dante

O governador passou o dia em Mimoso, terra de Marechal Rondon, onde lançou selo oficial do estado para homenagear Rondon

Secom

Na oportunidade Taques lançou o selo em homenagem aos 150 anos de Rondon.

Na oportunidade Taques lançou o selo em homenagem aos 150 anos de Rondon.

DA REDAÇÃO



Em comemoração ao 150° aniversário de nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon – o Marechal Rondon, o governo do Estado deu início a uma série de ações para exaltar os grandes feitos do Patrono das Comunicações e melhorar a vida dos moradores do pantanal mato-grossense.

O chefe do Poder Executivo anunciou também que irá aos Estados Unidos na próxima semana buscar recursos para o programa BID Pantanal, que foi executado pelo governo Dante de Oliveira e depois foi engavetado pelos gestores seguintes. 

A primeira ação desenvolvida pelo governo do Estado é a retomada das obras do Memorial Rondon, localizado no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio do Leverger. Em fevereiro deste ano, o governador Pedro Taques determinou a retomada das obras que foram iniciadas em 2000 e nunca concluídas. 

Taques visitou a obra que já possui cerca de 85% da cobertura e também já foi pintada. O governador anunciou que a obra será concluída até o fim do ano de Rondon, ou seja, até maio de 2016. “Eu tenho o compromisso com a população de Mato Grosso de terminar essa obra”, disse. 

O chefe do Poder Executivo anunciou também que irá aos Estados Unidos na próxima semana buscar recursos para o programa BID Pantanal

Ainda em Mimoso, o governador anunciou a construção de uma quadra poliesportiva coberta na Escola Estadual Santa Claudina, que leva o nome da mãe do ilustre mimosiano. 

Durante o evento no distrito de Mimoso, foi realizada a formatura de 200 homens do Exército Brasileiro distribuídos em batalhões da Região Metropolitana de Cuiabá, do Araguaia e de Rondonópolis. Rondon foi do Exército e a festividade contou com a presença do comandante do Exército Brasileiro, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. 

Taques aproveitou o evento para lançar o selo do governo do Estado, elaborado pelo Gabinete de Comunicação (GCOM), em homenagem aos 150 anos de Rondon. O selo, lançado em parceria com os Correios, será usado nas correspondências oficiais do governo. 

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

A primeira ação desenvolvida pelo governo do Estado é a retomada das obras do Memorial Rondon, localizado no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio do Leverger.



O governador anunciou que vai regulamentar a lei que prevê o ensino da geografia e história local em todas as escolas de Mato Grosso. A lei foi sancionada na década de 90, mas jamais foi regulamentada. 

O chefe do Poder Executivo anunciou também que irá aos Estados Unidos na próxima semana buscar recursos para o programa BID Pantanal, que foi executado pelo governo Dante de Oliveira e depois foi engavetado pelos gestores seguintes. 

Ao mesmo tempo, Taques assinou o Decreto Governamental que prevê o projeto Pró-Pantanal, que deve fortalecer o desenvolvimento econômico, o turismo e a preservação ambiental. Novos eventos estão programados para os próximos dias para comemorar o 150° aniversário do Patrono das Comunicações.

Comente esta notícia