facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Julho de 2025
12 de Julho de 2025

03 de Setembro de 2015, 10h:20 - A | A

POLÍTICA / A 'JANELA'

Senado aprova 30 dias para mudança de partido e políticos de MT já se articulam

De acordo com a emenda, políticos terão 30 dias para a migração de legenda que ficará permitida por cada dois anos, com 13 meses de antecedência da data das eleições, ou seja, um mês antes do período de filiação.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



Após muita polêmica entorno da chamada ‘janela política' para que deputados e vereadores possam mudar de partido, sem perder o mandato a proposta foi aprovada pelo Senado na noite desta quarta-feira (2). De acordo com a emenda, políticos terão 30 dias para a migração de legenda que ficará permitida por cada dois anos, com 13 meses de antecedência da data das eleições, ou seja, um mês antes do período de filiação. 

Os políticos terão 30 dias para a migração de legenda que ficará permitida por cada dois anos, com 13 meses de antecedência da data das eleições

 

Em Mato Grosso, muitos políticos já articulavam sua mudança de partido, mesmo antes da votação, agora a medida deve alterar significativamente as bancadas do Congresso, Assembleias e nas Câmaras Municipais em todo país.

Com a adesão do governador Pedro Taques no último dia 29, o PSDB deve ser o mais privilegiado com o troca-troca de sigla e pode se tornar a maior bancada do Poder Legislativo do Estado com a chegada dos deputados Pedro Satélite (PSD) e Dilmar Dal Bosco (DEM). Situação bem contrária pela qual passa o PDT, do deputado estadual Zeca Viana que registrará mais baixa com a saída de Leonardo Albuquerque que irá acompanhar Taques no ‘ninho tucano’. 

Com a chegada do governador Pedro Taques no último dia 29, o PSDB deve ser o mais privilegiado com o troca-troca de sigla e pode se tornar a maior bancada do Poder Legislativo com a chegada dos deputados Pedro Satélite (PSD) e Dilmar Dal Bosco (DEM).

 

A situação do PSD ficará ainda mais complicada, além de perder Satélite, também terá a desfiliação de Janaina Riva e Gilmar Fabris que devem seguir para o PMDB de Carlos Bezerra. Os sociais democratas perderam representatividade com a mudança de governo e as prisões do seu fundador José Riva, investigado em várias operações do Ministério Público Estadual e preso por três vezes.

O PR que faz oposição 'branca' ao governo do Estado e que tem maior bancada na Assembleia, deve ficar com apenas Emanuel Pinheiro e Mauro Savi. Wagner Ramos e Sebastião Rezende estão apoiando o vice-governador Carlos Fávaro (PP), que pretende recriar o Partido Liberal (PL). Nininho Bortolini tem articulado nos bastidores sua candidatura à Prefeitura de Rondonópolis. O planejamento é seguir de ‘mala e cuia’ para o PMDB juntamente com o senador Blairo Maggi. 

Já o DEM perderá representante na Assembleia, porque Dilmar já garantiu que irá seguir os passos de Pedro Taques ao PSDB e levará consigo o irmão Dilceu Dal Bosco, que já é pré-candidato a prefeito de Sinop.

A emenda segue para sanção da presidente da República Dilma Rousseff (PT).

VEREADORES

Em Cuiabá pelo menos cinco vereadores estudam mudança de siglas, são eles: Adevair Cabral (PDT), Renivaldo Nascimento (PDT) e Leonardo Oliveira (PTB), devem seguir para o PSDB, já Paulo Araújo (PSD) e Toninho de Souza (PSD) estudam a melhor opção.

O QUE MUDA?

Atualmente os parlamentares só poderiam trocar de partido sem perder o mandato caso fossem para uma sigla recém-criada com exceção dos cargos majoritários de governador, senador e prefeito.

A ideia é evitar o surgimento de novas legendas para os insatisfeitos. O projeto de emenda aprovada no PLC 75 faz parte da chamada Reforma Política.

Confira como está bancada partidária na Assembleia:

O PR tem cinco parlamentares: Emanuel Pinheiro, Mauro Savi, Nininho, Sebastião Rezende e Wagner Ramos; o PSDB está com três parlamentares que são: Guilherme Maluf, Saturnino Masson e Wilson Santos; já o PSD tem Janaina Riva, Gilmar Fabris, Pedro Satélite e Zé Domingos Fraga; enquanto isso o PDT têm apenas Zeca Viana e Dr. Leonardo Albuquerque; o PV está com Wancley e Pery Taborelli; o PMDB segue com Baiano Filho, Romoaldo Junior e Silvano Amaral; o PSB está representado por Oscar Bezerra, Max Russi e Eduardo Botelho; já o DEM tem apenas Dilmar Dal’Bosco e o Solidariedade Zé Carlos do Pátio.

 

 

Comente esta notícia