DA REDAÇÃO
A criação da Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública de Cuiabá foi aprovada pela Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (07). Foram 23 votos favoráveis ao projeto e duas ausências. De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, o objetivo da nova pasta é reduzir os índices de criminalidade no município.
A primeira medida da secretaria será selecionar policiais para trabalharem, primeiramente, na segurança das 92 escolas municipais, 50 creches e 53 feiras livres de Cuiabá. Serão escalados policiais militares que aderirem à “jornada voluntária remunerada” da PM, já regulamentada pelo Governo do Estado. Outra prioridade da Secretaria será a atuação em eventos públicos que concentrem pessoas.
Pela regra da jornada extra, o policial militar que trabalha 12 horas tem direito a 36 horas de folga e, dentro dessas 36 horas, pode trabalhar por mais seis horas e receber uma renda a mais no final do mês. Nos casos em que servir à Prefeitura de Cuiabá, a renda extra será paga pelo Município.
O valor pago aos Policiais Militares será entre R$ 13 e R$ 20 por hora, dependendo do cargo que o servidor exerce, relatou a assessoria de imprensa da prefeitura. O PM utilizará o mesmo uniforme pertencente à sua corporação, porém, um bracelete indicará que ele estará a serviço da Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública.
A pasta atuará em colaboração com as atuais estruturas de segurança, tanto do Governo do Estado, quanto do Governo Federal.
A nova secretaria utilizará a verba da antiga Secretaria Municipal de Juventude, que está sendo incorporada pela Secretaria de Esportes e Cidadania, que passará a se chamar Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude.