facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 20 de Março de 2025
20 de Março de 2025

04 de Agosto de 2014, 00h:40 - A | A

POLÍTICA / INCENTIVOS FISCAIS

Riva diz que não faz sentido o Estado continuar ajudando setores que não precisam mais

O candidato ao governo de MT garantiu que vai rever a política fiscal adotada por Silval Barbosa (PMDB)

DA REDAÇÃO



O candidato a governador pela coligação "Viva Mato Grosso", José Riva (PSD), participou de uma entrevista neste domingo (3) na TV Brasil Oeste (TBO), no programa Ponto de Vista. E entre os temas tratados, Riva defendeu a reorganização dos incentivos fiscais no Estado e a independência dos municípios através do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). 

Os incentivos fiscais em Mato Grosso foi, aliás, um dos principais pontos mais criticados por Riva. De acordo com ele, a falta de revisão tem tornado em alguns setores tem uma concorrência desonesta no mercado. 

"Nós vamos continuar com os programas de incentivos, mas vamos reestrutura-lo. Pois não faz mais sentido, continuar oferecendo ajuda a setores que não tem mais necessidade e deixar de ajudar outra área que pode ser nova no Estado e até mesmo gerar mais emprego e renda, como é o caso da indústria", explica. 

"Não faz mais sentido, continuar oferecendo ajuda a setores que não tem mais necessidade e deixar de ajudar outra área que pode ser nova no Estado"

Riva destacou também o seu objetivo de trazer indústrias têxteis para Mato Grosso, já que o Estado é o maior produtor de algodão do Brasil. O objetivo com isso é fomentar um novo tipo de economia e deixar de exportar matéria prima para outras regiões. 

Riva afirmou ainda que vai rever os fundos estaduais para ver se estão cumprindo seu papel e que o único fundo que promete criar é o de Recuperação e Reinserção Social do Dependente Químico. "Este estado precisa enfrentar o problema da droga. Vamos criar um fundo para buscar parceria com instituições sociais e religiosas, administradoras de casas de recuperação e investir na reinserção social do dependente químico". 

Em relação ao projeto de destinação de 50% do Fethab para os municípios, que tem como principal objetivo oferecer condições para os prefeitos realizarem uma administração com maior autonomia, Riva destacou que isso proporcionará independência financeira em mais da metade dos 141 municípios do Estado. 

"Tem prefeitos que ficam atrás do Estado para conseguir dinheiro para comprar combustível para fazer máquinas funcionarem. Mas com a destinação desses R$ 50 mil, que representa muito nas cidades do interior, afirmou que mais da metade das 141 cidades de Mato Grosso terão independência financeira", disse Riva. 

E entre os principais problemas apontados por Riva para essa falta de estrutura nas cidades mato-grossenses, está a necessidade da revisão do Pacto Federativo, no qual deixa responsabilidades para as prefeituras que muitas vezes são da União. E ao mesmo tempo, o Governo Federal e Estadual não oferecem o mínimo de estrutura para que os prefeitos possam administrar questões, por exemplo, como a segurança.

Comente esta notícia