Cuiabá, 09 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
09 de Outubro de 2026

20 de Julho de 2013, 13h:33 - A | A

POLÍTICA / FRAUDE DE R$ 3 MILHÕES

"Golpistas do IPTU terão que devolver dinheiro", diz Rogério Gallo

A Prefeitura deve reinserir as dívidas dos contribuintes no sistema da Secretaria Municipal de Fazenda, para poder cobrar os valores baixados indevidamente pelos servidores, e entrar com ação de ressarcimento ao erário, nos casos de crimes prescritos.

RENAN MARCEL - DA REDAÇÃO

Procurador afirma que crimes alguns crimes foram cometidos há mais de cinco anos (Foto: RepórterMT)

Procurador afirma que crimes alguns crimes foram cometidos há mais de cinco anos (Foto: RepórterMT)

RENAN MARCEL - DA REDAÇÃO



Os servidores da Prefeitura Municipal de Cuiabá que estiveram envolvidos na fraude ao sistema fazendário descoberta pela Operação Impostor, e também os contribuintes que se beneficiaram com o golpe, terão que ressarcir os cofres públicos da Capital, que foram prejudicados em, pelo menos, três milhões de reais.

Segundo o procurador-geral do município, Rogério Gallo, além das demissões anunciadas pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) na tarde dessa quarta-feira (17) (Veja AQUI), a Prefeitura deve reinserir as dívidas dos contribuintes no sistema da Secretaria Municipal de Fazenda, para poder cobrar os valores baixados indevidamente pelos servidores. O procurador afirmou também que o Município deve entrar com uma ação de ressarcimento ao erário nos casos dos crimes que já estariam prescritos.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

“Estamos na segunda parte do trabalho que é reestabelecer esses créditos no sistema. Alguns créditos já têm mais de cinco anos e alguns deles estarão, inclusive, prescritos. Mas nos casos em que houver prescrição e nós não pudermos perseguir os contribuinte pela Procuradoria Fiscal através de uma execução fiscal, nós vamos entrar com uma ação de ressarcimento ao erário”, afirmou o procurador.

A Operação Impostor foi deflagrada em novembro do ano passado, perto do término da gestão do ex-prefeito Chico Galindo (PTB), e apurou fraudes na arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Outros tributos e taxas, como Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), também estavam sendo fraudados por meio de pagamentos de certidões, projetos, contratos e autorizações junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Comente esta notícia