Cuiabá, 30 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
30 de Outubro de 2026

06 de Julho de 2026, 15h:37 - A | A

POLÍTICA / DE 18 PARA 16 ANOS

Proposta de Assis ganha força e Hugo Motta anuncia comissão especial para analisar maioridade penal

Proposta que permite julgar adolescentes de 16 e 17 anos pela Justiça comum em crimes hediondos dá mais um passo no Congresso.

Reprodução

O presidente da Câmara fez o anúncio da pauta usando suas redes sociais.

O presidente da Câmara fez o anúncio da pauta usando suas redes sociais.

VINÍCIUS ANTÔNIO
DO REPÓRTERMT



O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou hoje (06) a criação de uma comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2015, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crimes hediondos e outras infrações graves. A instalação do colegiado ocorre após articulação do deputado federal mato-grossense, Coronel Assis (PL), relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A PEC foi aprovada pela CCJ no dia 10 de junho por 44 votos a 18. O texto prevê que adolescentes de 16 e 17 anos sejam julgados pela Justiça comum quando cometerem crimes hediondos, com violência ou grave ameaça, de extrema crueldade ou contra a vida. Atualmente, menores de 18 anos estão sujeitos às medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Segundo Coronel Assis, a criação da comissão representa um novo avanço na tramitação da proposta.

"A criação da Comissão Especial é o segundo passo depois da aprovação na CCJ e significa um avanço importante, que atende um grande anseio social", afirmou o parlamentar.

O deputado também informou que colocou seu nome à disposição da presidência da Câmara para participar das discussões da comissão especial e defender o avanço da proposta ainda neste ano.

Após a análise no colegiado, a PEC precisará ser votada em dois turnos pelo plenário da Câmara dos Deputados. Se aprovada, seguirá para apreciação do Senado Federal, onde também passará por comissões e será votada em dois turnos antes de eventual promulgação.

Leia mais - Entenda os próximos passos do projeto para reduzir a maioridade penal no Brasil

Coronel Assis afirmou ainda que considera a redução da maioridade penal parte de um conjunto de medidas voltadas ao combate à criminalidade e defendeu mudanças na legislação para enfrentar a atuação de facções criminosas no país.

Comente esta notícia