facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Julho de 2025
14 de Julho de 2025

20 de Junho de 2016, 21h:04 - A | A

POLÍTICA / LUTO NA POLÍTICA

Presidente da Câmara de Cuiabá morre após 17 dias internado

Júlio estava internado desde o dia 03 passado após sentir-se mal. Horas depois, ele foi diagnosticado com uma infecção na aorta, maior e mais importante artéria do sistema circulatório.

NOELMA OLIVEIRA
DA REPORTAGEM



Faleceu na noite desta segunda-feira (20) o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Júlio Pinheiro (PTB). Ele estava internado no Hospital Santa rosa, em Cuiabá, desde o dia 03 deste mês. O vereador estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele foi hospitalizado com um quadro de infecção na aorta, maior e mais importante artéria do sistema circulatório.

Ele foi diretor da Sejusp, diretor da extinta Cohab, chefe de gabinete da Seduc, assessor parlamentar da Câmara e do Senado, e, mais recentemente, presidiu a Agência Municipal de Habitação.

No dia 06, Júlio foi submetido a uma cirurgia para retirada de parte  da artéria e colocação de uma prótese.  

Vida política

No dia a dia, mantinha uma boa relação com a classe política. Era considerado leal ao seu grupo político. Na vida pessoal, porém, se envolveu em polêmica como um acidente na Estrada da Guia, do qual teria bebido e agressão à esposa.

Polêmico, Júlio assumiu a Prefeitura de Cuiabá por sete vezes, sendo três na atual gestão do prefeito Mauro Mendes (PSB) e outras quatro na administração de Chico Galindo (2011 a 2012).

Medidas impopulares 

Destemido, nunca teve medo de adotar uma medida, por mais impopular que fosse, para “proteger” aliados. Foi assim, na gestão Galindo, quando o prefeito se licenciou e ele, mandato interino, assinou o projeto que autorizava a concessão dos serviços de água e esgoto da Capital para a Cab Cuiabá, hoje sob intervenção da Prefeitura.

Também em 2015, durante licença do prefeito Mauro Mendes, Pinheiro assinou a exoneração de 426 servidores públicos em cargos comissionados como medida para conter gastos.

Eleição

Júlio foi reeleito na eleição de 2014 com 3.426 votos. Preside a Câmara de Vereadores pela terceira vez.  Também estava no terceiro mandato.

Ele estava prestes a assumir a presidência do PTB em Mato Grosso no lugar do ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo.

O primeiro suplente de Pinheiro é o ex-vereador Marcus Fabrício, sobrinho dos ex-deputados Roberto Nunes e Chica Nunes.

O primeiro vice-presidente da Câmara é o vereador Haroldo Kuzai (SD).

Registro da Câmara

Pinheiro casado com Gisely Carolina Lacerda Pinheiro. Disputou o cargo de vereador por Cuiabá em 2000, conquistando a suplência. Na eleição seguinte, foi eleito pelo PDT.

Já na eleição de 2008, o vereador concorreu à reeleição pelo PTB, assumindo a vaga de primeiro suplente. Em agosto de 2010, assumiu a vaga de vereador, tornando se presidente da Mesa Diretora.

Apesar de só ter disputado um cargo eletivo no ano de 2000, Júlio Pinheiro tem uma longa trajetória na vida pública.

Ele foi diretor da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), diretor da extinta Companhia de Habitação de Mato Grosso (Cohab), chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), assessor parlamentar da Câmara e do Senado, e, mais recentemente, presidiu a Agência Municipal de Habitação.

 

 

Comente esta notícia