facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Setembro de 2025
14 de Setembro de 2025

15 de Julho de 2016, 07h:35 - A | A

POLÍTICA / É CADA UM POR SI

Partidos desistem de votação em bloco na eleição à presidência da Assembleia

As siglas que têm candidatos à presidência do Parlamento não definiram pelo voto em bloco

NOELMA OLIVEIRA
DA REDAÇÃO



Os nove partidos com representatividade na Assembleia Legislativa não fecharam o voto conjunto na eleição à Mesa Diretora, que acontece em setembro próximo.  

O atual presidente Guilherme Maluf (PSDB), o primeiro-vice-presidente Eduardo Botelho (PSB) e Emanuel Pinheiro (PMDB) querem presidir o Parlamento no biênio 2017-2018.

Nem os partidos dos três que se lançaram na disputa “bateram martelo” e até o momento está cada um correndo atrás do voto. O atual presidente Guilherme Maluf (PSDB), o primeiro-vice-presidente Eduardo Botelho (PSB) e Emanuel Pinheiro (PMDB) querem presidir o Parlamento no biênio 2017-2018.

O deputado Max Russi (PSB) confirmou que o seu partido, formado por quatro parlamentares, não definiu internamente sobre o apoio a Botelho. “A gente está começando a conversar, o PSB não fechou questão”, reiterou o socialista.

O PSDB, que atualmente comanda a Casa, não fechou o voto conjunto. O líder do governo no Legislativo, Wilson Santos, declarou que está com Botelho e argumenta a necessidade de renovação na Mesa Diretora.  Além de Wilson e Maluf, a sigla conta com outros dois deputados: Saturnino Masson e Baiano Filho.

O PSD, maior bancada com seis parlamentares, não fechou oficialmente quem está apoiando. Botelho diz contar com a sigla. Os deputados deverão se reunir para definir o candidato e o voto em bloco. A agremiação compõe a atual Mesa Diretora com o deputado Ondanir Bortoloni, o Nininho, no cargo de primeiro-secretário.

Emanuel Pinheiro também não tem garantia do voto em bloco do seu partido. Além dele, integram a sigla os deputados Romoaldo Júnior, Silvano Amaral e Janaina Riva.  Dos três, ele teria garantido um voto, neste momento. Do PSC, com dois parlamentares, apenas Pery Taborelli declarou estar no grupo de Pinheiro.

PSDB, PSDC, DEM, PSD, PSB, PMDB, PV, SD e PDT são os nove partidos com representantes no Legislativo. 

Leia mais:

Taques defende consenso na escolha do novo presidente da Assembleia

Taborelli diz que foi 'abandonado' por Botelho após eleição da Mesa da ALMT

Grupos que disputam 'comando' da ALMT se 'estranham' por conta de grevistas

Comente esta notícia