NOELMA OLIVEIRA
DA REDAÇÃO
O governador Pedro Taques (PSDB), pela primeira vez, defendeu consenso na eleição à Presidência da Assembleia Legislativa e em torno de um candidato da base de sustentação do governo. O pleito será realizado em setembro próximo e a posse só início de 2017.
Estão na disputa o atual presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), e Eduardo Botelho (PSB), os dois da bancada de situação.
A revelação ocorreu durante entrevista ao programa Conexão Poder, na noite deste domingo, canal 22. Estão na disputa o atual presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), e Eduardo Botelho (PSB), os dois da bancada de situação.
O terceiro candidato é o deputado Emanuel Pinheiro (PMDB), integrante da oposição. Taques afirmou que é amigo de Pinheiro, porém, insistiu que não fará interferência no processo eleitoral do Legislativo. Ele inclusive negou apoio à candidatura de Botelho em detrimento a Maluf, que é do seu partido.
As 'costuras' políticas à eleição da Mesa andam intensas, mesmo o Legislativo em recesso. Não há consenso nem no PSDB sobre o candidato, enquanto Maluf se declara candidato, o líder do governo, tucano Wilson Santos, afirma que o seu voto é para Botelho.
Em contrapartida, Pinheiro conta com votos declarados de parlamentares da base governista, a exemplo do coronel Pery Taborelly (PSC) e Mauro Savi (PSB). Apesar de no momento não ter a maioria dos votos, Maluf é considerado o fiel da balança nesta disputa.
Botelho e Pinheiro já chamaram Maluf para uma composição, claro, desde que não colocada nas articulações o cargo de presidente.