Cuiabá, 04 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
04 de Outubro de 2026

04 de Outubro de 2026, 09h:40 - A | A

POLÍTICA / CORRIDA AO SENADO

Otimista, Fávaro aposta em grande número de indecisos e voto polarizado para garantir eleição

Após votar, ele avaliou que o cenário de indefinição apontado pelas pesquisas mudará o voto real do eleitorado mato-grossense.

RepórterMT

Candidato votou em Cuiabá na manhã deste domingo (4).

Candidato votou em Cuiabá na manhã deste domingo (4).

ANA ADÉLIA JÁCOMO
VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT



O candidato ao Senado Federal Carlos Fávaro (PSD) votou na manhã de hoje(4), em Cuiabá, e conversou com a imprensa logo após deixar a seção eleitoral. Fávaro adotou um tom bastante otimista e apontou dois fatores centrais que, segundo ele, podem causar surpresas no resultado das urnas: o grande volume de eleitores indecisos e o peso da polarização nacional entre o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL).

Sobre os números das pesquisas eleitorais que apontam Fávaro em terceiro ou quarto lugar na corrida pelo Senado, o candidato argumentou que os levantamentos se contradiziam justamente pelo alto índice de eleitores que se declaram indecisos. Para Fávaro, o cenário oficial da disputa só se revelará com a contagem real dos votos populares ao final da votação.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

"As pesquisas se contradizem ao dizer que há um grande número de indecisos. Portanto, o número que se apresenta não é o real, porque o que vai valer hoje é o número das urnas", destacou. Fávaro disse que está muito confiante, principalmente pelas manifestações espontâneas que recebeu durante a campanha.

O candidato também avaliou que o clima de polarização que marca a disputa presidencial no país se estendeu para Mato Grosso e impactou diretamente o comportamento do eleitorado, impulsionando a tendência do chamado voto útil. A expectativa, segundo ele, é que essa dinâmica ajude a consolidar o resultado nas urnas ainda neste primeiro turno.

A votação segue até as 16h no horário local de Mato Grosso (17h no horário de Brasília). Caso haja necessidade de disputa em segundo turno para o cargo de governador, a votação complementar está marcada para o dia 25 de outubro. Mato Grosso possui 2.638.230 eleitores aptos a participar das Eleições Gerais de 2026.

 

Veja o vídeo:

Comente esta notícia