ANA ADÉLIA JÁCOMO
O presidente do diretório regional do PSD e da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, confirmou a data da visita do presidente nacional da legenda Gilberto Kassab à Cuiabá para o dia 25 de agosto. Para ele, o fato de Kassab vir ao Estado é de suma importância, já que demonstraria a união da legenda, que participa do seu primeiro pleito.
Sobre a pouca representatividade política do prefeito de São Paulo em Mato Grosso, Riva disse ao RepórterMT neste sábado (28) que o mais importante não é a transferência de votos, mas o prestígio de ter o idealizador do partido nos palanques dos candidatos a prefeito. “Ele (Kassab) se propôs a vir para estreitar as relações. Não é sua representatividade que nos interessa, mas sua disposição em nos ajudar”, disse Riva.
O PSD tem como candidato em Cuiabá o ex-secretário de Comunicação Carlos Brito, e em Várzea Grande o prefeito, que tenta a reeleição, Tião da Zaeli. Para Riva, a falta de força articuladora de Kassab não é um empecilho, já que a agremiação tem se pautado em propostas para as capitais.
“Sabemos que a transferência de votos é muito relativa. Às vezes o prestígio de um candidato pertence somente a ele. Não é a representatividade que nos interessa. Eleição municipal é decidida pela população local e não por figuras nacionais”, afirmou ele. Além de Kassab, Riva pretende trazer a Cuiabá o vice-governador de São Paulo Guilherme Afif Domingos e a senadora por Tocantins Kátia Abreu.
Em Cuiabá, são seis candidatos que disputam pela prefeitura: Mauro Mendes (PSB), Lúdio Cabral (PT), Guilherme Maluf (PSDB), Adolfo Grassi (PPL), Procurador Mauro (PSOL) e o próprio Brito. Em Várzea Grande, Tião da Zaeli enfrentará nas urnas Walace Guimarães (PSDB) e Lucimar Campos (DEM).