Cuiabá, 09 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
09 de Outubro de 2026

30 de Junho de 2013, 08h:39 - A | A

POLÍTICA / TRANSPORTE PÚBLICO

Mendes ainda sonha com BRT para servir de sistema auxiliar do VLT

Prefeito espera que liberação de recursos anunciada pela presidente Dilma seja por meio de orçamento geral da União, já que capacidade de endividamento de Cuiabá dificultaria os planos para mobilidade urbana

RENAN MARCEL - DA REDAÇÃO

Mendes não descarta BRT e linha exclusiva para ônibus (Foto: RepórterMT)

Mendes não descarta BRT e linha exclusiva para ônibus (Foto: RepórterMT)

RENAN MARCEL - DA REDAÇÃO



O governo federal firmou durante essa semana cinco pactos com governadores e prefeitos do Brasil, depois dos protestos que tomaram conta das ruas do País. Entre os pactos está a liberação de R$ 5 bilhões para projetos de mobilidade urbana. De olho nos recursos, o prefeito Mauro Mendes (PSB) iniciou, também nessa semana, um estudo técnico para encontrar a melhor solução ao problema do transporte público de Cuiabá. O objetivo é acelerar a elaboração de uma proposta viável e resolutiva.

Ainda na dúvida sobre quais mecanismos a Prefeitura deve propor para complementar o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), o prefeito não descarta a volta do Bus Rápid Transit (BRT) aos planos da Prefeitura.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

“Iniciamos um estudo para saber quais os melhores mecanismos nós podemos propor para complementar o VLT e melhorar o transporte público em Cuiabá. Muitas medidas devem ser tomadas para isso, desde um BRT ou mesmo um corredor exclusivo para ônibus”, afirmou o prefeito.

O modal que disputou com o VLT uma “vaga” entre as obras para a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá parece ser mesmo a melhor opção, conforme avalia o professor doutor Luís Miguel de Miranda, do Núcleo de Estudos de Logística e Transporte (Nelt), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que foi consultado pelo RepórterMT.

Para Miranda, é evidente que o VLT por si só não deve resolver efetivamente os problemas de mobilidade da Capital. “Pela capacidade que ele [o VLT] tem, ele vai atender bem Cuiabá por uns 10 ou 15 anos”, afirmou.

O professor explica que o crescimento populacional pode ser um problema caso o sistema de transporte não atue de forma integrada com o VLT. “Digamos que, até um milhão de habitantes, o VLT vai atuar bem, desde que ele tenha um serviço complementar de ônibus bem afinado, bem conjugado com ele. E com certeza do BRT seria essencial”, defende.

Ele lembra que em Cuiabá a soma da extensão das vias por onde transitam os ônibus passam dos 120 km e o VLT deve cobrir 22 km. “O VLT trabalha com 22 km, mas nós temos mais de 120 km de vias e artérias por onde passam ônibus e automóveis... Se puder ter mais 30 km de BRT, teremos um sistema público que suporta até 1,5 milhão de habitantes sem problemas”, avalia.

Apesar da boa notícia sobre a liberação dos recursos federais, o prefeito mantém o pé atrás, já que a realidade financeira dos cofres municipais e a capacidade de endividamento não são tão favoráveis.

“Eu espero que os 50 bilhões sejam de verdade e parte disso possa vir como orçamento geral da União e não apenas como financiamento, senão o município de Cuiabá bate no teto de sua capacidade de financiar”, disse Mendes.

O prefeito ainda criticou a incerteza em relação aos pactos firmados pela presidente Dilma Rousseff (PT). “O governo apresenta uma nova realidade. Vamos ver até onde isso vai ter materialidade. Foi lançado um plano e no dia seguinte teve já houve mudanças, e naquilo que parecia o mais importante dentro do que foi apresentado, que eram a reforma política e constituinte. Eu espero que não haja mais retrocesso”, afirmou.

O estudo que está sendo realizado pela Prefeitura deve demorar cerca de um mês para ser concluído e Mendes lembra ainda da necessidade de ações básicas, como a melhoria dos pontos de ônibus da Capital. “A gente tem que pensar em ações mais simples também. É muito bonito dizer que vamos ter o VLT

ou ações mais simples, como melhoria nos pontos de ônibus...bonito para nós né? Vamos ter o VLT, um dos mais modernos modais, sendo que nossos pontos de ônibus (60%) nem abrigo tem.

 

Comente esta notícia

Eduardo Alvarenga 02/07/2013

Sou mais a favor do BRT do que VLT, que vai atender uma pequena KM, mas acredito que vai deixar Cuiabá com cara de mais moderna, o VLT.

positivo
0
negativo
0

1 comentários