Conexão Poder

Maluf pode ser candidato ao Senado, ou concorrer á vaga deixada por Humberto Bosaipo no TCE.
RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO
Em entrevista ao programa Conexão Poder, veiculado pela TV Pantanal, neste domingo (23), o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Guilherme Maluf (PSDB), confirmou que seu nome já está à disposição do partido para disputar uma vaga ao Senado em 2018, ou até mesmo para assumir um cargo do Tribunal de Contas do Estado (TCE) no lugar do ex-conselheiro Humberto Bosaipo, denunciado por suposto desvio de recursos públicos do Poder Legislativo à época que era deputado estadual.
“Blairo vem de um processo de desgaste que é real. Foram dois governos e os problemas da gestão Silval Barbosa devem aumentar ainda mais", aposta Maluf
O tucano acredita que não haverá favoritismo nas próximas eleições. “O único, talvez, que tenha um favoritismo sob àqueles que se apresentam como pré-candidatos é o Blairo, principalmente, por ter sido governador do Estado por duas vezes e por representar o agronegócio”, afirmou o deputado estadual.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
Mesmo assim, Maluf prevê um forte desgaste do senador Blairo Maggi (PR), principal aposta do PMDB partido que deverá a aderir em setembro. Ele acredita que os últimos acontecimentos em torno da Operação Ararath, que cita o nome de Maggi, além das investigações e supostos desvio de R$ 1,3 bilhão dos cofres do Estado - como apontou uma auditoria do governo Pedro Taques (sem partido) - e a prisão da ex-primeira-dama Roseli Barbosa podem dificultar a vida do senador e até promover uma possível derrota nas urnas.
“Blairo vem de um processo de desgaste que é real. Foram dois governos e os problemas da gestão Silval Barbosa devem aumentar ainda mais [o que infraqueceria a candidatura do republicano]”, destaca o tucano.
Para conseguir disputar a vaga federal, o parlamentar ainda precisa convencer os colegas de sigla que seu desempenho será melhor que o do presidente regional do PSDB, deputado federal Nilson Leitão.
Maluf também precisa aguardar uma decisão do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), aliado dos tucanos, que poderá deixar o mandato em 2018, caso seja reeleito à Prefeitura de Cuiabá, para entrar na disputa. Neste momento Mauro tem afirmado à imprensa que é muito cedo para discutir.
“Ainda não tratei sobre isso [vaga do TCE]. Prefiro aguardar o Supremo para depois discutir isso”, desconversa o deputado.
Há outra possibilidade seria conseguir entrar como conselheiro do Tribunal de Contas do estado, na vaga deixada por Humberto Bosaipo, que renunciou o cargo após por suposto desvio de recursos públicos - à época que era deputado estadual. Para isso, o presidente da ALMT precisa aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal que judicializou o cargo por suspeita de irregularidades no processo de escolha do substituto.
Também há necessidade de convencer os colegas, principalmente, José Domingos (PSD) que nunca escondeu sua vontade.
“Ainda não tratei sobre isso [vaga do TCE]. Prefiro aguardar o Supremo para depois discutir o assunto”, desconversa o deputado.














Élida Manfredi 25/08/2015
Daqui um ano e meio vamos ver quem tem mais desgaste Blairo em 07 anos de governo ou Maluf em dois anos de Presidência da AL. Esperem e virão!
luis 25/08/2015
mesmo desgastado o Maluf na dá nem pra saída com Blairo, uma coisa é papo outra coisa é serviço prestado.
2 comentários