facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 20 de Março de 2025
20 de Março de 2025

03 de Outubro de 2014, 11h:25 - A | A

POLÍTICA / APOSTA NO 2º TURNO

'Ibope é igual a nada; perdeu a credibilidade' dispara Janete após pesquisa

De olho no 2º turno, candidata afirmou que não acredita em dados coletados pelo instituto contratado pela TVCA

DA REDAÇÃO



A candidata ao governo do Estado Janete Riva (PSD) afirmou nesta sexta-feira (3) que o instituto de pesquisa Ibope vai errar o resultado das eleições deste ano, assim como teria ocorrido nas eleições de 2010 e 2012.  

Questionada sobre a sua avaliação da pesquisa para as intenções de voto ao governo, divulgada nesta quinta-feira (2) pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo, a candidata do PSD revelou que preferiu nem tomar conhecimento do resultado do Ibope.

“Nem tomei conhecimento da pesquisa Ibope até agora, mas, para mim, perdeu totalmente a credibilidade desde 2010. O Ibope para mim é igual a nada. A verdadeira pesquisa esta nas urnas e será no domingo (5)”, disparou.

Janete Riva acredita que estará no segundo turno nas eleições em Mato Grosso. “Minha pesquisa é o povo, que é quem vota. Sinto o carinho das pessoas nas ruas, a aceitação com participação popular nas reuniões, carreatas e caminhadas que fizemos pelo Estado”.

PSD "revoltado"

Presidente do PSD de Cuiabá, Wilson Teixeira, o Dentinho, afirmou que o Ibope vai ficar em descrédito com a população. “Estão tentando nos desanimar com essas pesquisas, mas o resultado que estamos vendo nas ruas é outro. O Ibope, mais uma vez, vai ser desvalorizado em Cuiabá, como foi em 2012, vai ficar em descrédito com a população. É um absurdo o que estão fazendo com a nossa candidatura para tentar fazer o adversário ganhar em primeiro turno”.

"Em 2012, o instituto também apresentou números equivocados para prefeito de Cuiabá. Antes das eleições, Lúdio Cabral (PT) apareceu em primeiro lugar, com 43% e venceria Mendes"

Nas eleições de 2010, o Ibope chegou a apontar segundo turno nas eleições para o governo do Estado. Mas Silval Barbosa (PMDB) venceu no primeiro turno, com 51,21% dos votos. Para o Senado, o levantamento mostrava Pedro Taques (PDT) apenas na quarta posição, na pesquisa divulgada no dia 27 de setembro.

Segundo os números, Blairo Maggi (PR) tinha 67% das intenções de voto, seguido de Carlos Abicalil (PT), com 36%, Antero Paes de Barros (PSDB), com 24%, e Pedro Taques, com 21%. Na oportunidade, foram oferecidas até duas opções de escolha, com duas vagas para o Senado.  

Já no final da eleição, Blairro Maggi (PR) e Pedro Taques foram eleitos com 37,08% e 24,48% dos votos válidos, respectivamente. Abicalil, que nas pesquisas aparecia em segundo, ficou na terceira colocação, com 18,43% dos votos.

Em 2012, o instituto também apresentou números equivocados na disputa pela prefeitura de Cuiabá. Na última pesquisa Ibope divulgada antes das eleições, Lúdio Cabral (PT) apareceu em primeiro lugar, com 43% das intenções de votos, contra 36% de Mauro Mendes (PSB).

Na ocasião, o levantamento mostrou que o petista podia vencer até no primeiro turno.

O resultado do primeiro turno mostrou outro cenário. Mauro Mendes, com 43,96%, contra 42,27% de Lúdio Cabral. Para a imprensa, na oportunidade, o socialista, atual prefeito de Cuiabá, dizia que existia “indústria de pesquisas compradas”.

Na quarta rodada de pesquisa do Ibope para o governo do Estado destas eleições, o candidato Pedro Taques (PDT) aparece na liderança, com 48% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Lúdio Cabral (PT) está na segunda colocação, com 29%, e Janete, na terceira posição, com 7%.

“Não tenho dúvida de que estaremos no segundo turno. O trabalho da nossa militância, a força dos apoios nas ruas das cidades por onde passamos deixam bem claro que a realidade é outra e não é medida por pesquisas. Neste momento, precisamos de todos para fazermos valer a verdade nas urnas, no domingo”, reforçou Janete.

 

 

Comente esta notícia