facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Julho de 2025
05 de Julho de 2025

04 de Março de 2011, 19h:28 - A | A

POLÍTICA /

Galindo entrega os pontos e passa "pepino" do PAC para Silval



ROBERTA DE CÁSSIA    18h30
DA REDAÇÃO

Após frustradas negociações no intuito de retomar o Programa de Aceleração do Crescimento(PAC I), o prefeito Chico Galindo(PTB) resolveu, de "bom grado", passar a responsabilidade para o governador Silval Barbosa(PMDB).

A justificativa são as dificuldades encontradas pela prefeitura para conseguir retomar os lotes do PAC  I.  Desde que assumiu a prefeitura, no lugar de Wilson Santos(PSDB), Galindo vem tentando, sem sucesso, alavancar o programa lançado em 2007.

Como não conseguiu por conta de problemas de ordem burocrática e várias irregularidades apontadas, Galindo recorreu ao governador Silval Barbosa para que tomasse a frente de início dos lote 1, 3 e 5, mas agora seria o PAC I inteiro. "Tenho certeza que Silval Barbosa vai, junto com a bancada federal, conseguir que as obras sejam executadas", disse. 

Desde agosto de 2009 que as obras do PAC I de Cuiabá e Várzea Grande estão paralisadas, após desencadeada a operação Pacenas pela Polícia Federal, que apontou suposto favorecimento de empresas nas licitações.


Em janeiro de 2011, o prefeito anunciou a liberação de recursos do lote 4 pela Caixa Econômica Federal, que prevê construções na área de saneamento nos bairros Osmar Cabral, Jardim Fortaleza, Santa Laura e Liberdade, entre outros. O lote tem o valor de R$ 28,2 milhões.

Essa semana as licitações das obras do PAC I lotes 6 e 7 foram anuladas pelo juiz da Segunda Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, Márcio Aparecido Guedes, por força de uma liminar impetrada pela Engeglobal contra a licitação para as obras de saneamento que seriam tocadas pela Encomind.

 

Comente esta notícia