DA REDAÇÃO
Após uma crise de diverticulite – inflamação no intestino grosso – que teve início na tarde de ontem (18.06), o representante do estado de Mato Grosso na Conferência das Nações Unidas Rio + 20, senador Blairo Maggi, precisou cancelar sua participação no evento que acontece no Rio de Janeiro, desde a última quarta-feira (13.06).
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
No momento, Blairo passa bem, mas segue internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro e, segundo orientações médicas, permanecerá em observação e tratamento pelos próximos três dias.
DIAGNÓSTICO
Em grande parte dos casos a diverticulose é uma doença assintomática, ou seja, passa despercebida e só é diagnosticada numa investigação eventual. Quando os sintomas aparecem, são queixas inespecíficas de desconforto abdominal e alterações dos hábitos intestinais.
A diverticulite aguda é um sinal de complicação da doença. Dependendo da gravidade do quadro, os sintomas mais importantes são: dor abaixo do umbigo, que se desloca para o quadrante inferior esquerdo do abdômen, constipação, diarreia, dificuldade para urinar, febre alta, náuseas, vômitos, fístulas e até sangramentos.












