DA REDAÇÃO
Após uma crise de diverticulite – inflamação no intestino grosso – que teve início na tarde de ontem (18.06), o representante do estado de Mato Grosso na Conferência das Nações Unidas Rio + 20, senador Blairo Maggi, precisou cancelar sua participação no evento que acontece no Rio de Janeiro, desde a última quarta-feira (13.06).
No momento, Blairo passa bem, mas segue internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro e, segundo orientações médicas, permanecerá em observação e tratamento pelos próximos três dias.
DIAGNÓSTICO
Em grande parte dos casos a diverticulose é uma doença assintomática, ou seja, passa despercebida e só é diagnosticada numa investigação eventual. Quando os sintomas aparecem, são queixas inespecíficas de desconforto abdominal e alterações dos hábitos intestinais.
A diverticulite aguda é um sinal de complicação da doença. Dependendo da gravidade do quadro, os sintomas mais importantes são: dor abaixo do umbigo, que se desloca para o quadrante inferior esquerdo do abdômen, constipação, diarreia, dificuldade para urinar, febre alta, náuseas, vômitos, fístulas e até sangramentos.