facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Julho de 2025
12 de Julho de 2025

29 de Setembro de 2011, 11h:20 - A | A

POLÍTICA /

Diretores não são competentes para comandar nova pasta, diz Rabello



FERNANDA LEITE   08h23
DA REDAÇÃO


O deputado estadual Walter Rabello (PP), disse que irá "tumultuar" ainda mais o processo de criação da Secopa, devido à retirada irregular dos 30% do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e também 25% do Fundo de Assistência a Pequenas Empresas de MT, para custear as obras da nova pasta. De acordo com Rabello, o dinheiro é específico para construção de moradias e não para obras da Copa.

Além disso, Rabello critica a postura do presidente da Agecopa, Eder Moraes, que anuncia mais de 150 obras em andamento. Em contrapartida, o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), divulga apenas cinco. "Eder anuncia várias obras, quero saber onde elas estão e de onde está vindo o dinheiro, pois até agora não vi nada", alfineta.

"Em dois anos de existência da Agecopa não foi realizada nenhuma grande obra, mesmo assim, os diretores da entidade serão contemplados com cargos de adjuntos. Eles já provaram que são incompetentes para quê mantê-los", questiona.

O progressista disse ainda que o Executivo não pode enviar uma nova mensagem sem antes anular a existente, devido a Agecopa ter sido criada por lei específica. Sendo assim, o governador Silval Barbosa terá que criar uma nova mensagem para excluir a Agência. Segundo o parlamentar, o procedimento poderá durar em torno de seis meses.

A informação obtida pelo RepórterMT durante sessão na Assembleia Legislativa desta terça-feira (27) é de que os deputados irão propor ao governador que "sepulte" a Agência e abra mão de criar a Secopa. As informações dão conta ainda que a Secretaria Extraordinária de Apoio a Agecopa e PAC, comandada pelo ex-defensor público Dijama Sabo Mendes, poderá se tornar secretaria da Copa sem passar pelo crivo da AL.

Comente esta notícia