facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 04 de Julho de 2025
04 de Julho de 2025

25 de Março de 2014, 15h:01 - A | A

POLÍTICA / PRIMEIRA MÃO

Ata original da Coligação que elegeu Taques aparece no TRE; veja aqui o documento

A Ata, que foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral, traz a informação de que os suplentes do senador Pedro Taques (PDT) são, nesta ordem, José Medeiros como primeiro suplente e Paulo Fiúza como segundo.

ABDALLA ZAROUR
DA REDAÇÃO



O RepórterMT teve acesso, na manhã desta terça-feira (25), à Ata Original da Coligação ‘Mato Grosso Melhor para Você’. O documento, que foi protocoladooa no Tribunal Regional Eleitoral, traz a informação de que os suplentes do senador Pedro Taques (PDT) são, nesta ordem, José Medeiros como primeiro suplente e Paulo Fiúza como segundo.

A Ata faz parte do processo número 1530. Após o término das eleições de 2010, quando Pedro Taques foi eleito senador, a Coligação entrou com um pedido para que a composição dos suplentes fosse alterada, já que o deputado estadual Zeca Viana, presidente do PDT, havia desistido da primeira suplência para ser candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Viana foi eleito.

Mas o Tribunal não modificou essa composição e a Ata, a que foi registrada no processo 1530, passou a valer desde então.

No final do ano de 2010, o ex-deputado federal Carlos Abicalil, do PT, entrou com uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), já que supostamente, essa Ata protocolada com José de Medeiros em primeiro e Paulo Fiúza em segundo, seria falsa.

O objetivo de Abicalil, que concorreu ao senado na época, era atingir Taques para fazê-lo perder o mandato, em caso da irregularidade ser comprovada. Mesmo assim, o relator do caso, juiz José Luis Blaszak, admitiu não saber qual é o alcance da Aime nessa situação.

AÇÃO DECLARATÓRIA

No final do ano passado, o segundo suplente, Paulo Fiúza, entrou com uma Ação Declaratória no Tribunal Regional Eleitoral pedindo a mudança de composição dos suplentes e na mesma Ação, anexou, o que segundo ele, seria a Ata Original da Coligação, onde ele aparece como primeiro suplente e José Medeiros como segundo.

Fiúza, segundo o relator da Ação Declaratória, faz uma espécie de acusação de que a Ata do processo 1530 seria falsa por causa das rubricas contidas no documento. Para tentar distorcer essa situação, ele, na Ação Declaratória, anexa a Ata, que seria a original. A tentativa é uma forma de mostrar que a Ata da Coligação é falsa e ao mesmo tempo o pedido, com a Ata 'original', para mudar a composição dos suplentes.

Segundo Blaszak, Fiúza também pediu para que fosse ‘apensada’ na Ação Declaratória a Ata que foi protocolada pela Coligação Mato Grosso Melhor para Você para que ela fosse analisada, já que o documento é material de prova nas duas Ações, na Declaratória e na Aime.

Em janeiro deste ano, Blaszak disse que atendeu ao pedido de Fiúza e deferiu para que a Ata do processo 1530 fosse anexada nessa Ação Declaratória.

Porém, mais tarde, sem saber dessa mudança, o Tribunal Regional Eleitoral mandou que vários membros da Coligação fossem notificados para apresentar a Ata protocolada por essa Coligação, já que ela teria sumido. José Luis Blaszak explicou o que aconteceu com o 'sumiço' da Ata protocolada pela Coligação do processo 1530. O relator disse que só soube dessa informação na última sexta-feira (21), quando a Ação Declaratória voltou para o seu gabinete.

De acordo com Blaszak, a Ata protocolada pela Coligação também está sendo usada na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime). “Eu vou juntar a Ação Declaratória e a Aime em um processo só. Com isso, tudo passa a ficar em segredo de justiça”, comentou o relator.

Blaszak disse, durante a entrevista, que a Ata encontrada anexada na Ação Declaratória é a original, mas que mesmo assim, ela deve passar por uma perícia. Ele também não quis adiantar se pelo fato da Ata ter sido encontrada, a Ação contra Taques poderia ser arquivada.

VEJA ABAIXO, A ATA ORIGINAL PROTOCOLADA PELA COLIGAÇÃO

RepórterMT

Ata da Coligação Mato Grosso Melhor para Você

 

 

RepórterMT

Ata da Coligação Mato Grosso Melhor para Você

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RepórterMT

Ata da Coligação Mato Grosso Melhor para Você



VEJA ABAIXO, A ATA QUE PAULO FIÚZA DIZ SER ORIGINAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RepórterMT

Ata de Paulo Fiúza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RepórterMT

Ata de Paulo Fiúza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RepórterMT

Ata de Paulo Fiúza

 

Comente esta notícia