facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Setembro de 2025
14 de Setembro de 2025

20 de Julho de 2015, 13h:42 - A | A

POLÍTICA / CPI DAS OBRAS DA COPA

Assembleia vai pagar CSL Consultoria, mesmo após anular contrato

A confirmação é do deputado estadual e presidente da CPI, Oscar Bezerra (PSB), que diz desconhecer o valor que será pago pela Assembleia; contrato era de quase R$ 1 milhão

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



Mesmo depois de anular o contrato, feito com dispensa de licitação, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) vai indenizar a empresa CSL Consultoria e Assessoria pelos serviços prestados para Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa. A confirmação é do deputado estadual e presidente da CPI, Oscar Bezerra (PSB), que diz desconhecer o valor que será pago pela AL.

“Nós temos que pagar pelos trabalhos dos funcionários. Assinamos um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) que nos autoriza a efetuar o pagamento”, garante Oscar.

A CSL investigou por cerca de 30 dias os relatórios da Copa e por isso deve receber o valor.

A contratação da empresa de consultoria foi cancelada após o MPE afirmar que a licitação foi realizada de forma vaga, genérica e incompleta, inexistindo estimativa de custos e requisitos de qualificação técnica.

A contratação da empresa de consultoria foi cancelada após o promotor de Justiça Clóvis de Almeida Júnior, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (MPE), afirmar que a reprodução do objeto da licitação foi realizada de forma vaga, genérica e incompleta, inexistindo estimativa de custos e requisitos de qualificação técnica da equipe de consultores e sem sequer a nomeação de “Comissão de Licitação” para regular a condução do processo.

O MPE argumenta ainda que não houve demonstração cabal da necessidade de contratação para o fim especificado em contrato e muito menos da urgência e interesse público que justificariam a dispensa da licitação, além de pedir que fossem usados técnicos do Tribunal de Contas do Estado para auxiliar nos trabalhos.

Mesmo assim a Assembleia decidiu contratar, pelo mesmo valor, por quase R$ 1 milhão, a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) para dar suporte técnico aos trabalhos da CPI das Obras da Copa.

CLIQUE AQUI e veja o vídeo da decisão

Procurada pelo , a Secretaria Geral e a de Finanças da ALMT não souberam informar o valor que será pago a empresa, mesmo após tentativas da reportagem durante toda a manhã. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também não conseguiu nos informar o valor.

CPI DA COPA

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das obras da Copa, Oscar Bezerra, garantiu que os trabalhos devem retornar, agora, no segundo semestre. “Iremos voltar a todo vapor para concluirmos os inquéritos”, revelou Oscar.

“Iremos voltar com o trabalho a todo vapor para concluirmos os inquéritos”, revelou Oscar.

Após os problemas no contrato com a empresa responsável pelo trabalho investigativo o depoimento do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) foi cancelado. Com o retorno, Silval deve ser um dos primeiros a ser ouvido pelos parlamentares.

Quando foi instaurada, a CPI tinha prazo de 180 dias para “investigar as denúncias pertinentes às obras de mobilidade urbana, em especial as referentes à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cuja inauguração estava prevista para atender ao evento da Copa do Mundo”. Mas até o momento os trabalhos estão parados, junto com os depoimentos dos envolvidos.

A comissão tem como titulares da CPI os deputados Oscar Bezerra, Mauro Savi, Dilmar Dal Bosco, Wagner Ramos e Silvano Amaral. Já os suplentes são: Wilson Santos, Emanuel Pinheiro, Max Russi, José Domingos Fraga e Baiano Filho. Em acordo entre os cinco titulares, ficou estabelecido que caberá ao deputado Oscar Bezerra (PSB) a presidência da CPI e ao deputado Mauro Savi (PR) a relatoria.

LEIA MAIS:

Assembleia dispensa licitação e contrata consultoria para CPI da Copa

Maluf exime Oscar Bezerra de ligação do CSL

Depoimento de Silval deveria ter sido dia 2, mas CPI da Copa não tem mais previsão

Comente esta notícia