Cuiabá, 25 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
25 de Setembro de 2026

24 de Outubro de 2016, 10h:33 - A | A

POLÍTICA / ALÍQUOTA DO ICMS

Assembleia deve aprovar redução de imposto sobre joias, bebidas e produtos de beleza

A votação deve ocorrer em plenário nesta terça (25). Deputado Oscar Bezerra intermediou negociações entre os setores e governo de MT

RepórterMT

Bezerra intermediou as negociações entre empresários e Taques

Bezerra intermediou as negociações entre empresários e Taques

DA REDAÇÃO



A Assembleia Legislativa deve aprovar ainda nesta semana o projeto de lei de autoria do governo do Estado que baixa de 35% para 25% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) de produtos como cosméticos, jóias e bebidas alcoólicas (exceto cervejas e chopps). A articulação vem sendo feita pelo deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), que intermediou as negociações entre empresários e o governador Pedro Taques (PSDB).

A proposta, que chegou ao Parlamento na semana passada, já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e agora está sob análise da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO). Para o deputado Oscar, é possível que a segunda votação em plenário ocorra ainda nesta terça-feira (25).     

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Os empresários não estavam vendendo absolutamente nada. Para se ter uma ideia, no setor da bebida, as vendas caíram cerca de 60% esse ano, trazendo, obviamente, a não arrecadação do ICMS

A articulação do parlamentar junto ao governo foi motivada após as queixas de empresários do setor de bebidas alcoólicas. Segundo Oscar, o produto mato-grossense vinha perdendo competitividade no mercado do próprio Estado porque o imposto de outras unidades da federação é mais baixo, o que prejudica o próprio governo, que passa por uma crise financeira.

“Os empresários não estavam vendendo absolutamente nada. Para se ter uma ideia, no setor da bebida, as vendas caíram cerca de 60% esse ano, trazendo, obviamente, a não arrecadação do ICMS. Com a redução da alíquota, é natural que volte a crescer a venda e a arrecadação do ICMS, ou seja, mesmo baixando a alíquota, o Estado vai arrecadar muito mais nesses setores específicos”, avalia.

Reforma Tributária

Tanto o parlamentar quanto os empresários aguardam agora o projeto da reforma tributária, que também será encaminhado pelo governo. A proposta, que vem sendo elaborada desde o início do ano, deve resolver outros conflitos relacionados à cobrança de impostos.

Entre os pontos que Oscar e o setor esperam ser resolvidos está o da pauta da bebida, que prevê a taxação de cerca de quatro mil títulos de bebidas alcoólicas. A previsão do governador Pedro Taques é que o projeto seja encaminhado ao Legislativo ainda no mês de novembro.

Comente esta notícia