facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 11 de Outubro de 2024
11 de Outubro de 2024

27 de Julho de 2014, 21h:10 - A | A

POLÍTICA / VEJA VÍDEO

Aplicativos para celular ajudam a encontrar locais de votação e combater crimes eleitorais no MT

O Secretario de tecnológia da informação do T R E, Ailton Lopes dos Santos, explica que o aplicativo é baixado gratuitamente

GREYCE LIMA
ESPECIAL PARA O REPÓRTERMT



O tribunal regional eleitoral do estado do Mato Grosso passa a ser pioneiro no Brasil ao auxiliar eleitores sobre os locais de votação através de um aplicativo para celular android. Na ferramenta “Onde Voto?” com apenas o número do título de eleitor é possível saber a localização da zona de votação.

O Secretario de tecnológia da informação do T R E, Ailton Lopes dos Santos, explica que o aplicativo é baixado gratuitamente. O  Voto Onde?  possui uma página de fácil entendimento e manuseio. Com apenas o número do título de eleitor e o GPS do aparelho celular ativado é possível chegar ao endereço atualizado do local onde o eleitor irá votar.”

Outro aplicativo disponível nestas eleições a população é o  “Pardal”, lançado no mês de Abril,  ele permite ao eleitor denunciar crimes eleitorais.

A ferramenta que já é utilizada em outros estados, no Mato Grosso vem conquistando eleitores. Em apenas três meses de funcionamento  O Pardal recebeu mais de 104 denúncias de crimes eleitorais. Atualmente destas denúncias  57 % é de propaganda irregular na capital e Várzea Grande.

“O pardal é um grande aliado do T R E  e da população no combate aos crimes eleitorais. Estamos recebendo denúncias de municípios de por exemplo :Confresa, Mirassol do Oeste , Colniza  quer dizer situações em que talvez por serem cidades longínquas não tivéssemos acesso mas com ajuda da tecnologia estão sendo apuradas”, ressalta Ailton Lopes.

As denúncias podem ser feitas através de fotos, vídeos, textos e   e- mail. O aplicativo é monitorado pela Policia Federal que checa as informações. Em caso de forjar informações falsas para prejudicar os candidatos ou abuso. O tribunal regional eleitoral esclarece  que através do  IP do celular ou computador é possível localizar o denunciante. 

Todo o conteúdo enviado para o aplicativo é de acesso restrito e também sigiloso quanto a identificação dos denunciantes. 

TV REPÓRTERMT

 

Comente esta notícia