Prefeitura de Cuiabá

Prefeito se reúne com deputados na ALMT para discutir território do hospital Júlio Müller
ANA JÁCOMO
DO REPÓRTERMT
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), iniciou uma ofensiva política hoje (10) para tentar reverter a mudança territorial que transferiu a área do novo Hospital Universitário Júlio Müller para o município de Santo Antônio do Leverger.
Em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Max Russi, e parlamentares da base estadual, Abilio solicitou a revogação da lei que alterou os limites da região do Morro de Santo Antônio.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
Segundo o prefeito, a manutenção do hospital em território cuiabano é estratégica para garantir a gestão plena da saúde, modelo que facilita o repasse de recursos do Ministério da Saúde e a execução de contratos de prestação de serviço.
“Um hospital universitário dentro da gestão plena do município de Cuiabá permite maior capacidade de execução financeira. Nossa intenção é não fazer nada que atrapalhe a entrega desse hospital neste ano”, defendeu.
O posicionamento da prefeitura ganhou coro de representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O superintendente do Hospital Júlio Müller, Reinaldo Gaspar, destacou que a estrutura administrativa da capital já está "bastante desenvolvida" e oferece maior segurança para a sustentabilidade e manutenção dos serviços da futura unidade.
A mudança de limites, aprovada recentemente pela ALMT, colocou a obra, prevista para ser entregue ainda em 2026, em uma espécie de limbo administrativo, o que poderia forçar a renegociação de convênios já firmados entre União, Estado e Município.
Sinfra
Obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller
O encontro, que contou com a presença dos deputados Wilson Santos e Carlos Avalone, terminou com o agendamento de uma rodada de negociações. De acordo com Wilson Santos, uma nova reunião ocorrerá nesta sexta-feira (13) envolvendo a Prefeitura de Santo Antônio do Leverger, reitoria da UFMT e equipe técnica do Hospital Júlio Müller.
A expectativa das lideranças é que um consenso seja fechado até o fim de fevereiro, evitando que a disputa territorial se torne um entrave para a inauguração da maior estrutura hospitalar universitária do estado.
O novo Júlio Muller
O novo Hospital Universitário Júlio Müller será a maior estrutura hospitalar de Mato Grosso com 58,5 mil metros quadrados de área construída, está localizado em um terreno de 147 hectares no km 16 da MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger.
A unidade contará com oito blocos, abrigando 228 leitos de internação, 63 leitos de UTI, 12 centros cirúrgicos e 85 consultórios.
O investimento total é de R$ 221,1 milhões, fruto de uma parceria entre a UFMT e o Governo do Estado, via Sinfra-MT.












