GUSTAVO CASTRO
DO REPÓRTERMT
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou voto para manter a prisão preventiva do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, alvo das operações Ultima Ratio e Sisamnes.
No despacho, o magistrado detalha que o empresário, apelidado de “Mestre dos Magos”, teria simulado um quadro de saúde gravíssimo para conseguir a prisão domiciliar humanitária no ano passado.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A decisão de Zanin já formou maioria na Primeira Turma, sendo acompanhada pelos ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. O julgamento virtual segue até o dia 13 de fevereiro.
O relator destacou que, ao sair do presídio para a prisão domiciliar em Primavera do Leste (a 243 km de Cuiabá) sob alegação de estar "esquelético" e com uma síndrome misteriosa, Andreson apresentou uma recuperação que desafia a medicina. Em apenas três meses, ele ganhou 13,5 kg, saltando para 82,5 kg, um índice de sobrepeso.
Para Zanin, isso prova que a perda de peso anterior foi voluntária (greve de fome forçada) apenas para obter o benefício legal.
"A hipótese mais provável é que a perda de peso registrada anteriormente tenha sido, de fato, voluntária", escreveu o ministro.
O despacho cita ainda trechos curiosos da perícia médica da Polícia Federal. Durante testes de sensibilidade, Andreson afirmava aos médicos que não sentia estímulos de tato ou dor. No entanto, os peritos notaram que o corpo dele reagia normalmente aos toques e variações de temperatura, mesmo quando ele estava de olhos fechados, o que comprovou a tentativa de enganar os examinadores.
Além disso, o ministro apontou deslealdade processual: o lobista conseguiu autorização para trocar sua tornozeleira eletrônica alegando "urgência" por inchaço nas pernas, mas ignorou a convocação da Central de Monitoramento por mais de um mês, mantendo em sua posse documentos que permitiriam deslocamentos indevidos.
Vendas de sentença
Andreson Gonçalves é apontado como a peça-chave de um esquema milionário de venda de decisões judiciais em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As investigações ganharam corpo após a análise do celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em Cuiabá em 2023.
Mensagens interceptadas mostram que o lobista seria o elo entre o advogado e desembargadores afastados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Além do "balcão de negócios" no Judiciário, a PF investiga a empresa Florais Transportes como base para lavagem de dinheiro do esquema.
Atualmente, Andreson segue custodiado na Penitenciária Federal de Brasília, onde, segundo relatório da unidade, recebe atendimento médico, psiquiátrico e dieta especial hipercalórica.
Leia mais - Lobista envolvido em esquema de venda de sentenças chega à sede da Polícia Federal













