MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO
O superintendente de Regulação e Monitoramento Ambiental, João Dias Filho, e o coordenador de Cadastro Ambiental Rural (CAR), Alan Richard Falcão Diais, teriam sido presos, na manhã desta segunda-feira (13), durante operação da Delegacia de Meio Ambiente (Dema), que investiga fraudes na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A informação foi repassada por uma fonte do , que não pode ser revelada porque a ação ocorre em segredo de Justiça.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Conforme apurou o , João e Richard são servidores comissionados da Sema. Os agentes da Dema prenderam os dois, e um terceiro servidor comissionado, na manhã desta segunda, durante o cumprimento de mandados na sede da Secretaria, localizada no Centro Político Administrativo (CPA) de Cuiabá. Ao todo, foram expedidos nove mandados judiciais.
A operação é o desdobramento de investigação que apura possíveis irregularidades nas análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Sema, Dema e Ministério Público Estadual (MPE) atuam em conjunto nas investigações.
Segundo a assessoria da Sema os servidores presos temporariamente eram responsáveis pela análise do CAR.
O conversou com o delegado Gianmarco Paccola, da Dema, que confirmou que a ação segue em sigilo, cujos mandados foram expedidos pela Vara de Meio Ambiente, sob o comando do juiz Rodrigo Curvo.
“Estamos em cumprimento de mandados judiciais, porém, nenhum dado será divulgado até o final da ação, por conta do sigilo”, disse.
Os mandados de busca e apreensão foram todos cumpridos na Sema. O alvo foi a Superintendência de Regularização e Monitoramento Ambiental.
Até o final da manhã policiais civis continuaram na sede da Sema onde coletavam informações sobre o CAR.
Leia mais
Polícia Civil prende servidores e faz busca e apreensão na Sema