JOÃO RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O detento Cleberson Souza dos Santos, de 21 anos, morreu 'aparentemente' por intoxicação em uma cela do Raio Três, da Penitenciária Central do Estado (PCE), localizada no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá. A morte foi registrada na madrugada desta quinta-feira (29).
Ao RepórterMT, o diretor da unidade prisional, Roberval Barros, afirmou que outros detentos da cela, chamaram os agentes carcerários, após Cleberson começar a se debater no chão. Com isso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, porém quando a equipe médica chegou no local, o detento já estava morto.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser feito o exame de necropsia. Porém, o diretor Roberval, disse que os peritos acreditam que o motivo da morte seria por conta de uma overdose de droga. “Somente com a conclusão do laudo do IML que saberemos a verdade. A morte está sendo investigada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da capital”, destacou.
De acordo com o diretor, as principais mortes dentro das unidades prisionais ocorrem por conta de um ‘acerto de contas’ das vítimas com integrantes de facções criminosas, instaladas nos presídios. “Essas quadrilhas acabam ‘julgando’ detentos que não cumprem regras. Se condenados, eles sofrem severas punições. Uma delas seria um tomar o ‘coquetel da morte’, que é a mistura de cocaína com álcool”, destacou.
Recentemente, a Polícia Civil deflagrou a Operação Grená que desarticulou a facção criminosa Comando Vermelho. De dentro da cadeia o grupo ordenava crimes que ocorriam do lado de fora. Além de ser responsável por vários homicídios ocorridos na PCE.