GUSTAVO CASTRO
DO REPÓRTERMT
O ano de 2025 em Mato Grosso foi marcado por grandes decisões judiciais e julgamentos de crimes que, pela gravidade e repercussão, exigiram respostas definitivas do Poder Judiciário. O Tribunal do Júri atuou com rigor em diversas comarcas, aplicando penas que, somadas, ultrapassam séculos de reclusão, encerrando ciclos de espera por justiça em casos de homicídios bárbaros, execuções planejadas e feminicídios.
Diante desse cenário, o
reuniu os principais julgamentos do ano que marcaram o Judiciário mato-grossense. Confira abaixo.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Chacina em Sorriso
Um dos desfechos mais impactantes foi a manutenção definitiva da pena aplicada ao pedreiro Gilberto Rodrigues dos Anjos, responsável por uma das maiores tragédias já registradas no estado. Em 2025, foram encerrados os últimos recursos e confirmada a condenação que ultrapassa 100 anos de prisão.
O crime ocorreu em novembro de 2023, em Sorriso (a 420 km de Cuiabá), quando o réu invadiu a casa vizinha à obra onde trabalhava e matou Cleci Cardoso Calvi., de 46 anos, e as filhas M. C. C. (19), M. C. C. (12) e M. C. C. (10), após cometer violência sexual contra três das vítimas. A decisão consolidou o entendimento da Justiça diante da brutalidade do caso, que chocou Mato Grosso e o país.
Confira detalhes do caso aqui.
Duplo homicídio no Shopping Popular
Outro julgamento de grande repercussão foi concluído em novembro, com a condenação dos envolvidos no assassinato do empresário Gersino Rosa dos Santos, conhecido como “Nenê Games”, e do funcionário Cleyton de Oliveira de Souza Paulino, mortos dentro do Shopping Popular de Cuiabá.
O Tribunal do Júri fixou pena total de 71 anos e 8 meses de prisão para o executor e os dois mandantes. As investigações apontaram que o crime foi motivado por vingança, relacionada à morte do filho de uma das mandantes meses antes.
Como noticiado pelo
, o crime ocorreu no dia 23 de novembro de 2023, dentro do Shopping Popular de Cuiabá. Segundo a denúncia, Jocilene e Vanderley teriam encomendado o assassinato do lojista Gersino Rosa dos Santos. O executor, Sílvio Júnior Peixoto, se aproximou da vítima e disparou duas vezes pela nuca.
Um dos disparos atravessou o corpo de Gersino e atingiu o vendedor Cleyton de Oliveira de Souza Paulino, que estava à frente e também morreu. A ação foi registrada pelas câmeras de segurança e causou grande comoção pela brutalidade e pelo local do crime, um centro de compras movimentado.
Os três acusados respondem por duplo homicídio qualificado, com motivo torpe (vingança), concurso de pessoas e recurso que dificultou a defesa das vítimas.
Relembre aqui.
Ex-PM condenado por estupro e feminicídio de advogada
Em setembro, a Justiça condenou o ex-policial militar Almir Monteiro dos Reis a 37 anos de prisão, em regime fechado, pelo estupro e feminicídio da advogada Cristiane Castrillon, assassinada em agosto de 2023, em Cuiabá.
A sentença reconheceu as qualificadoras de motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e fraude processual.
Cristiane foi encontrada morta dentro do próprio carro, no Parque das Águas, após sair de um bar com o acusado. Imagens de câmeras de segurança e diligências da DHPP foram decisivas para a condenação. O réu não poderá recorrer em liberdade.













