facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Julho de 2025
07 de Julho de 2025

16 de Agosto de 2023, 11h:48 - A | A

POLÍCIA / CONTRABANDO DE CELULARES

Alvos de operação no Shopping Popular compõem organização criminosa internacional

Os investigados são alvos da Polícia Federal e Receita Federal por contrabando de eletrônicos importados.

THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTERMT



A superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, delegada Lígia Neves, destacou que os alvos da Operação Sign Off, que cumpre mandados no Shopping Popular, em Cuiabá nessa quarta-feira (16), são membros de uma complexa organização criminosa com ramificação internacional.

O grupo é investigado pela Polícia Federal e Receita Federal por contrabando de eletrônicos importados. Em um ano eles movimentaram R$ 120 milhões.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme apurado pela polícia, a quadrilha composta com brasileiros e estrangeiros agia de maneira complexa com extrema divisão de tarefas para a internalização de produtos eletrônicos na região de fronteira. A organização criminosa ainda era especializada na envasão de divisas, lavagem de dinhero e descaminho de produtos eletrônicos.

O esquema movimentava altos valores recebidos dos comerciantes de eletrônicos em contas de empresas de fachada, registradas em nome de laranjas, ocultando a origem e a finalidade de remessa de valores ao exterior para o pagamento de produtos vendidos no mercado paralelo de eletrônicos. 

Leia também: PF "fecha" Shopping Popular em operação contra bando que vendia importados de forma clandestina

As medidas judiciais estão sendo executadas em Mato Grosso, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis, em Ribeirão Preto, São Paulo e Ponta Porã no Mato Grosso do Sul envolvendo, além do cumprimento de cinquenta mandados de busca e apreensão, a suspensão de atividades das empresas entermediadoras, sequestro de bens móveis e imóveis dos integrantes da quadrilha e bloqueio de criptomoedas e valores em contas bancárias. 

Sign Off é um termo em inglês que significa término, encerramento. Sua utilização como nome da operação faz referência a um de seus objetivos: encerrar o complexo esquema financeiro identificado.

Outro lado

A Associação dos Camelôs do Shopping Popular vem a público esclarecer acerca da “operação Sign Off” da Receita e Polícia Federal ocorrida na manhã desta quarta-feira (16) no Shopping Popular.

De acordo com as informações, a operação está sendo realizada em vários estabelecimentos comerciais da capital e demais cidades do país buscando esclarecer a forma de aquisição e pagamento de produtos eletrônicos.

Das mais de 600 lojas do Shopping Popular, oito foram objeto da fiscalização, sendo uma situação isolada. A operação foi acompanhada pelo departamento jurídico da Associação, prestando todo apoio aos associados e às autoridades.

Entendemos que tanto a Receita quanto a Policia Federal estão cumprindo com o seu mister e no tempo oportuno cada um dos associados envolvidos na operação poderá esclarecer os fatos em eventual procedimento judicial.

Hoje o Shopping Popular gera mais de 3 mil empregos diretos e indiretamente, sendo conhecido nacionalmente por sua organização, geração de emprego e renda para nossa capital e o estado de Mato Grosso.

A Associação vem cada vez mais orientando seus associados para que trabalhem na mais lídima legalidade, prezando sempre pelo respeito à lei e aos nossos clientes.

O Shopping está aberto normalmente com todas as lojas e restaurantes em pleno funcionamento.

Assessoria de imprensa e assessoria jurídica da Associação dos Camelôs do Shopping Popular

Comente esta notícia