facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 28 de Setembro de 2025
28 de Setembro de 2025

28 de Setembro de 2025, 08h:15 - A | A

POLÍCIA / VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Agressões são mais comuns no começo do relacionamento e até o primeiro ano após o término

Ao todo, foram 196 ocorrências dessa natureza registradas em Cuiabá no ano passado, representando 22% dos casos.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O anuário 2024 dos atendimentos da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e do Plantão da Violência Doméstica e Crimes Sexuais de Cuiabá, divulgado nessa terça-feira (16), revelou que a maior parte dos casos de violência doméstica ocorre entre os primeiros seis meses de relacionamento até o segundo ano de convivência. Ao todo, foram 196 ocorrências dessa natureza registradas no ano passado, representando 22% dos casos.

Além disso, foram registrados 187 casos de violência doméstica entre os seis primeiros anos e os dez anos de relacionamento, o que equivale a 21% dos casos registrados. Outros 175 casos foram registrados quando as vítimas estavam em relacionamentos de três a cinco anos, o que representa 20% do total.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Foram registrados 137 casos de violência doméstica em relacionamentos com duração entre onze anos e dezenove anos, o que totaliza 15%. Além disso, foram registrados 85 casos de violência doméstica em casais que estavam juntos pelo período de vinte e trinta anos, o que representa 10% dos casos.

Na sequência, aparecem os relacionamentos com menos de seis meses, onde foram registrados 80 casos, que totalizam 9% das ocorrências. Por fim, foram registrados 25 ocorrências de violência doméstica envolvendo casais com mais de trinta anos de convivência, o que representa 3%.

Outro ponto destacado pelo anuário são os casos de violência doméstica registrados após a separação do casal. O período de maior risco são entre os seis meses e o primeiro ano após o término. Em 2024, conforme o anuário, foram registrados 195 casos de violência doméstica nessa situação, o que equivale a 52% dos casos. Na sequência, aparecem os casos registrados entre o segundo e o quinto ano de relacionamento. No ano passado, 78 ocorrências foram registradas nessas condições, o que equivale a 21% do total.

Em seguida, aparecem os casos de violência registrados nos primeiros quinze dias após o término, quando foram registrados 36 casos, que equivalem a 10% das ocorrências. Em seguida, aparecem os casos de violência nos primeiros 45 dias após o relacionamento. Em 2024, foram registrados 34 casos, que equivale a 9% dos casos registrados.

Conforme o anuário, esse é o período mais crítico após o fim de um relacionamento, quando as vítimas devem redrobrar as medidas de segurança, já que 20% das vítimas relataram novos episódios de violência justamente nesse período.

Na sequência, aparecem os casos registrados entre o sexto e o décimo ano de relacionamento. Foram 22 apenas em 2024, o que equivale a 6%. Por fim, nos relacionamentos com mais de dez anos, foram registradas nove ocorrências, o que corresponde a 2% dos casos.

Comente esta notícia