JOÃO RIBEIRO, da Redação
Mais de 36 toneladas de cocaína podem ter chegado a Mato Grosso, via região do Pantanal, durante o primeiro semestre deste ano. Segundo o delegado da Polícia Federal, Josian Severo, os traficantes usam cinco pistas clandestinas no meio da mata fechada para descarregar em média 400 quilos de entorpecentes por viagem.
“Identificamos no mínimo 15 aeronaves por mês descarregando quase meia tonelada de cocaína por viagem. Constantemente, de dois em dois dias, os traficantes fazem o transporte. Geralmente essa droga é traficada da Bolívia para o Brasil”, disse.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
De acordo com o delegado, a Polícia ainda está investigando os traficantes para saber o destino do entorpecente depois que chegam ao Estado.
Na quarta-feira (03), agentes federais, com o apoio de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e duas aeronaves do CIOPAER, realizaram uma operação na Fazenda São Joaquim, no município de Poconé (a 100 km de Cuiabá). A ação resultou na apreensão de mais de 400 quilos de cocaína, duas pistolas, sendo uma Ponto 40 e outra 9 milímetros, além de US$ 750 mil - cerca de R$ 1,7 milhão.
Na ação, policiais e traficantes trocaram tiros e dois bandidos morreram. Um funcionário do hotel “Sesc Pantanal” foi preso, acusado de dar apoio à quadrilha. O piloto da aeronave, um boliviano de 20 anos, identificado apenas como F.C, conseguiu fugir, mas foi preso dois dias depois pelos agentes federais na mesma região.
MT, segundo a PF é a principal porta de entrada no Brasil, da cocaína produzida na Bolívia. 90% da droga que entra em MT tem como destino os estados da região sudeste, além de Europa e EUA.