DO REPÓRTERMT
O candidato a vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL), criticou a postura da chapa liderada pelo atual prefeito da cidade e candidato a reeleição Kalil Baracat (MDB), a quem chamou de “gerente”, por ter pedido à Justiça que negasse o registro da sua candidatura.
“Eles entraram com embargos de declaração, com oito advogados, para impugnar a minha candidatura. É no mínimo uma covardia. Por que que não deixa o processo eleitoral transcorrer naturalmente e deixa o povo escolher?”, questionou o candidato.
Tião da Zaeli ainda citou a suposta diferença entre as duas coligações. De um lado, segundo o candidato, estão ele e a candidata a prefeita Flávia Moretti (PL). Do outro, o “poder” composto, por “vinte vereadores”, “o gerente com a máquina da mão, dois deputados estaduais de Várzea Grande, um senador da Galáxia [...] e todo o poderio econômico”.
“Vocês são, de verdade, uns covardes. Eu e Flávia estamos com o povo e vamos vencer e vocês terão vergonha do quanto nós faremos bem para o povo de Várzea Grande”, concluiu o candidato em vídeo que circula nas redes sociais.
Na segunda-feira, atendendo a um pedido apresentado pela chapa de Kalil Baracat, o juízo da 20ª Zona Eleitoral indeferiu o registro de candidatura de Tião da Zaeli sob a alegação de que ele deixou de apresentar certidão de nada consta junto à Justiça Federal e por ter feito uma doação com R$ 700 a mais do que o permitido pela Justiça.
Nessa quarta-feira (11), a defesa da chapa entrou com novo recurso e pediu urgência e prioridade na análise do caso pela Justiça em razão do prazo curto. Conforme o calendário eleitoral, as candidaturas precisam ser analisadas e deferidas pela Justiça Eleitoral até o dia 16 de setembro.