facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 18 de Junho de 2025
18 de Junho de 2025

20 de Maio de 2021, 15h:07 - A | A

PODERES / VALE DOS ORIXÁS

Vereador quer criar ponto turístico para Umbanda e Candomblé em Cuiabá

DAFFINY DELGADO
DA REDAÇÃO



O vereador Sargento Vidal (Pros) apresentou durante sessão remota na manhã desta quinta-feira (20), o Projeto de Lei que visa a criação do Vale dos Orixás, na Capital.

"Estou apresentando hoje o Projeto de Lei para a criação do Vale dos Orixás, como já lhe disse presidente, esse espaço já existe em outros estados e é ponto turístico. Então esse espaço é super importante, representa uma religião muito boa, que ajuda muitas pessoas na nossa Capital”, apresentou vereador.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O presidente da Federação Nacional de Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros – Fenucab-MT, Junior Cesar, participou da sessão.

Para a criação desse espaço, o projete pede que a Prefeitura doe uma área para a construção do santuário. O local ainda não foi definido.  

“A criação do Vale dos Orixás é mais do que necessário na nossa Capital e peço aqui publicamente ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a doação dessa área para que a agente possa dar continuidade e em pouco tempo possamos ter esse santuário, que não só ajudará essa religião, como será um ponto turístico abençoado”, acrescentou.

A PL foi encaminhada para a CCJ e depois segue para votação na Casa de Leis. A previsão, segundo assessoria, é que todos os vereadores aprovem o projeto.

Diversos santuários existem pelo país, como por exemplo em São Paulo, o Santuário Ecológico da Serra do Mar é considerado o maior e mais antigo do Brasil.

Comente esta notícia

Gustavo 23/06/2021

Deprimente certos comentários, somente mostra a falta de estudo e instrução dos seres aliados à Intolerância Religiosa, refletindo a Ignorância e a falta de educação e conhecimento de pessoas desprovidas de ética, respeito e bom senso. Por ventura, devem desconhecer o que rege a Constituinte de 1988 no Art. 5°. Ótimo assunto para se colocar em Pauta do Legislativo. ???????????? E antes de fazer comentários toscos e mesquinhos, as pessoas deveriam fazer um breve estudo histórico, político e cultural da história deste país. Tais comentários demonstram o nível intelecto e cultural dessas pessoas. Vamos Estudar!!!

positivo
0
negativo
1

Justiceiro 20/05/2021

Mas vidal, é pra isso que vc tanto lutou pra entrar na prefeitura? A sociedade carente de coisas básicas e vc com um projeto desse? Francamente!

positivo
3
negativo
0

Nivaldo Correa Duarte 20/05/2021

Boa tarde! Sou totalmente contra esse projeto, o Senhor Prefeito nao pode fazer doacao de terreno, pelo que me consta ha uma lei criada que proibe terminantemente doacao de terreno a grupo religiosos, se ha tem que ser respeitada, pois ha outras religioes que tbem precisa e tao respeitando a lei. Se for de da terreno para uma religiao, tem que da para as demais que nao tem.

positivo
0
negativo
0

3 comentários