facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 27 de Julho de 2024
27 de Julho de 2024

12 de Novembro de 2022, 08h:00 - A | A

PODERES / TAC COM MP

Prefeitura contrata empresa por R$ 3,2 milhões para construir lombadas em Cuiabá

Contrato também prevê a remoção de lombadas instaladas de forma irregular

THAIZA ASSUNÇÃO
DO REPÓRTER MT



A Prefeitura de Cuiabá vai gastar R$ 3,2 milhões para construção de lombadas, faixas elevadas para travessia de pedestres, além da remoção de ondulações na Capital.  

A vencedora da licitação foi a empresa Ferreira Mendes Construções Eireli EPP. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

 O contrato foi assinado no começo de outubro pelo secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), e tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado.  

 A Semob informou que a contratação atende um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Mato Grosso, na qual a Prefeitura se comprometeu a retirar 360 lombadas irregularmente instaladas na Capital.

As lombadas irregulares foram construídas por populares fora das especificações técnicas estabelecidas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Conforme a Semob, as novas lombadas serão construídas conforme determina o CTB.

O Código de Trânsito Brasileiro proíbe a instalação de lombadas, mas estabelece uma exceção,  para reduzir a velocidade do veículo de forma imperativa, “nos casos em que estudo técnico de engenharia de tráfego demonstre índice significativo ou risco potencial de acidentes cujo fator determinante é o excesso de velocidade praticado no local e onde alternativas de engenharia de tráfego foram ineficazes”.      

Comente esta notícia