facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Maio de 2024
17 de Maio de 2024

02 de Maio de 2024, 07h:05 - A | A

PODERES / ONDA DE VIOLÊNCIA

Mauro volta a cobrar mudanças em legislação brasileira: "Estamos perdendo a guerra para as facções"

Segundo o governador, as leis são frouxas e isso se torna o principal fator para o aumento de violência no Estado.

FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTERMT



O governador Mauro Mendes (União) voltou a cobrar mudanças na legislação brasileira quando questionado sobre o aumento dos índices de violência e o avanço das facções no Estado. Para Mauro, “estamos perdendo a guerra para a criminalidade”, por falta de leis mais severas. 

Mendes alegou que não se trata de falta de investimento, pois o Brasil é o 5º país do mundo que mais investe em segurança. Segundo o governador, o principal contribuinte para a insegurança dos cidadãos são as leis frouxas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"Nós estamos perdendo a guerra para a criminalidade"

Todo mundo sabe que isso é uma verdade e verdade às vezes dói. Nós estamos perdendo esse jogo, estamos perdendo essa guerra. Tem muita conversa e pouco resultado, o crime está aumentando no Brasil”, disse o governador em entrevista à Revista Exame, na segunda-feira (29).

Não é falta de investimento, nós estamos perdendo e para mudar esse jogo só existe uma fórmula que é restabelecer algumas verdades. As pessoas precisam ter medo do Estado brasileiro, precisam ter medo da polícia, precisam ter medo de ser preso. Hoje prende um cara e em menos 24 horas ele está solto”, completou Mauro, relembrando o caso da dupla de traficantes que foi presa na região de fronteira do Brasil com a Bolívia, com 420 kg de droga, e em questão de horas foi posta em liberdade por um juiz federal.

Leia mais: Dupla é solta pela Justiça após ser presa com mais de 400 kg de drogas

De acordo com Mauro é necessária uma revisão na legislação, antes que seja tarde demais e o País perca a guerra para as facções. 

Precisamos revisar nossas leis, tem que mudar a estratégia, tem algo errado acontecendo e precisamos mudar essa realidade. Chega de discursozinho e bravata”, concluiu.

Mauro é um dos defensores que os Estados possam legislar sobre a segurança pública. Para ele, os instrumentos das leis federais tratam como iguais situações diferentes conforme a realidade de cada unidade da Federação e não têm sido eficazes no combate à criminalidade violenta.

A ideia proposta pelo governador é que os estados possam criar leis complementares que atendam a realidade local, que os congressistas nem sempre conseguem conhecer em profundidade.

Leia mais: Mauro defende que estados possam legislar na segurança: "Leis federais não conseguem combater avanço da violência e das facções"

Comente esta notícia