facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 27 de Maio de 2024
27 de Maio de 2024

14 de Maio de 2024, 18h:00 - A | A

PODERES / MOTOR DA ECONOMIA

Mauro aposta no agro e vê Mato Grosso como celeiro do mundo: “Ninguém tira isso de nós”

Governador acredita que o Brasil e, em especial o estado de Mato Grosso, serão essenciais para garantir a segurança alimentar do mundo.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



Em discurso para investidores estrangeiros nesta terça-feira (14), o governador Mauro Mendes (União) pontuou que o Brasil é um agente essencial para garantir a segurança alimentar no planeta nos próximos anos. Nesse cenário, Mato Grosso desponta como líder na produção de alimentos.

Em discurso na Lide Brazil Investment Forum, o governador de Mato Grosso destacou que a produção anual do agro em 2023 foi de 100 milhões de toneladas e disse que esse número deve chegar a 150 milhões de toneladas até o fim desta década, ou seja, em seis anos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Somos hoje o maior produtor de várias das commodities agrícolas, somos um grande produtor daquilo que o mundo mais precisa e mais vai precisar. O mundo está sendo embalado para algumas máximas e uma delas da segurança alimentar, todos nós sabemos disso”, destacou o governador.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a produção de Mato Grosso corresponde a 15% das exportações do país registradas nos três primeiros meses de 2024, movimentando mais de 1,81 bilhão de dólares.

Os principais produtos do agro mato-grossense são a soja, que representa 50% da produção do estado; o milho, que representa 20% da produção; bovinos, que somam 13% da produção estadual; e o algodão, que é responsável por 10% da produção agrícola de Mato Grosso. Todos os outros produtos somam 7% da produção local.

“O Brasil é o grande exportador de alimentos pro mundo, ninguém tira isso de nós porque nenhuma região do planeta tem as habilidades, as competências e as características que o Brasil tem desse importante setor. E Mato Grosso lidera e vai continuar crescendo”, ressaltou Mauro Mendes.

O governador ainda destacou as perspectivas de crescimento, com investimentos no setor dos biocombustíveis, abrindo uma grande janela de oportunidade para o desenvolvimento do estado.

“Mato Grosso é líder na produção de alimentos e vai se transformar no maior produtor brasileiro da nova geração de biocombustíveis. Já somos o maior em etanol de milho, somos o segundo em biodiesel, devemos chegar rapidamente ao primeiro lugar”, concluiu.

Comente esta notícia

fenix 14/05/2024

CUIDADO GOVERNADOR, NABUCODONOSOR DISSE A MESMA COISA QUANDO A BABILÔNIA SE TORNOU A CIDADE ESTADO MAIS ELEVADA D MESOPOTAMIA, LOGO ELE FOI PASTAR COMO ANIMAL. QUANDO O sr. DIZ NINGUEM, DESAFI O REI DOS REIS, QUE DÁ ACHUVA E FAZ CRESCER AS ERVAS. CUIDADO SENAO VAI COMER PAPIM TAMBEM..

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1