Cuiabá, 28 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
28 de Setembro de 2026

29 de Julho de 2024, 10h:47 - A | A

PODERES / “CORREÇÃO DE GESTÃO”

Mauro garante que demissão de Luluca não foi retaliação política: "Não faço e não aceito pressão"

A Seaf é tradicionalmente ocupada pelo partido. Antes de Luluca, a secretária era Teté Bezerra, esposa do principal dirigente estadual da legenda, Carlos Bezerra.

Vanessa Moreno/RepórterMT

Mauro Mendes negou que demissão de secretário tenha sido em razão de disputa por cargo na Mesa Diretora da AL.

Mauro Mendes negou que demissão de secretário tenha sido em razão de disputa por cargo na Mesa Diretora da AL.

APARECIDO CARMO
VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT



O governador Mauro Mendes (União) negou que a demissão do ex-secretário de Agricultura Familiar (Seaf), Luiz Artur de Oliveira Ribeiro, conhecido como Luluca Ribeiro, se deu em razão de retaliação política ao MDB ou à deputada estadual Janaina Riva. A declaração foi feita nesta segunda-feira (29).

A possibilidade foi levantada depois que o ex-deputado estadual José Riva, em conversa com a imprensa, disse que a filha poderia ir para a oposição ao Governo do Estado se fosse preterida na disputa pela 1ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

LEIA MAIS - Mauro exonera secretário, adjuntos e assessores da Seaf

“Eu posso afirmar categoricamente que não foi nenhuma retaliação política. Esse governo nunca tomou decisões por questões políticas. Nós estamos já com cinco anos e meio de administração e nunca houve nenhum movimento nem de pressão que eu aceitasse e muito menos pressão para exonerar ou para alguma pressão política, foi uma correção de gestão e é só isso que nós podemos falar por enquanto”, disse Mauro.

Luluca Ribeiro foi exonerado na última segunda-feira (23), assim como toda a equipe dele na pasta. Após a publicação da demissão, Janaina Riva recuou e tirou seu nome da disputa, sendo substituída pelo deputado estadual Dr. João (MDB).

LEIA MAIS - Janaina recua na disputa pela primeira-secretaria da AL; Dr. João ocupará vaga

LEIA MAIS - Mauro rebate Riva: Ele acha que ainda manda em MT, foram tempos das trevas

A Seaf é tradicionalmente ocupada pelo partido. Antes de Luluca, a secretária era Teté Bezerra, esposa do principal dirigente estadual da legenda, Carlos Bezerra.

Questionado sobre a existência de algum tipo de ruído com o MDB, Mauro disse que é um partido da base e que espera que continue assim.

“Acho que o MDB está tranquilo, é um partido que é aliado e eu espero que continue sendo aliado”, afirmou.

LEIA MAIS - CGE investiga supostas irregularidades na gestão de Luluca na Secretaria de Agricultura

O governador ainda negou que Luluca tenha ficado sabendo da demissão pela imprensa, como o ex-secretário afirmou. Mauro disse que o seu vice, Otaviano Pivetta (Republicanos), ligou para Luluca e disse que ele poderia pedir exoneração.

Diante de uma recusa do então titular da pasta, o governo decidiu prosseguir com a exoneração.

Sobre a possibilidade de as ações de Luluca estarem sendo alvo de investigação, Mauro negou que isso esteja sendo conduzido pela Controladoria Geral do Estado (CGE). “Se existe investigação ela não é conduzida pelo gabinete do governador. Ela é conduzida, se existe, pelos órgãos de controle”, concluiu.

Comente esta notícia