facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Junho de 2026
22 de Junho de 2026

14 de Janeiro de 2019, 19h:13 - A | A

PODERES / CRISE SEM FIM

Mauro deve decretar calamidade financeira nesta terça; Caos pode durar 2 anos

"Estamos à beira de um colapso, com dívidas da ordem de R$ 2,1 bilhões e salários atrasados", disse Mauro Mendes nesta segunda

DA REDAÇÃO



O governador Mauro Mendes (DEM) deve decretar calamidade financeira em Mato Grosso nesta terça-feira (15) por causa da crise vivida pelo Estado, com atrasos de salários, dívidas com fornecedores e um rombo nas contas que ultrapassa R$ 2 bilhões.

O déficit mensal do Estado, segundo o governo é de R$ 200 milhões e a ideia do governador é forçar que a União repasse cerca de R$ 500 milhões referentes ao Auxílio às Exportações (FEX).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Além disso, ao decretar calamidade financeira, o Estado pode adotar uma série de medidas excepcionais necessárias à racionalização de todos os serviços públicos.

No entanto, o Executivo ainda não fala em suspender pagamentos que, inclusive, estão muito atrasados.

Mauro acredita que MT pode levar até dois anos para sair do caos financeiro, isso se todas as medidas a serem adotadas derem certo e o cenário macroeconômico ajudar. O governador vai a Brasília nesta terça em busca de dinheiro da União. 

"Estamos à beira de um colapso, com dívidas da ordem de R$ 2,1 bilhões e salários atrasados", disse Mauro em reunião com jornalistas no fim da tarde desta segunda (14), no Paiaguás. 

 

 

Comente esta notícia

Fenix 15/01/2019

FACIL RESOLVER ESSA SITUACAO, TOME TODOS OS BENS DE SILVAL, RIVA 0 EDER MORAIS, TAQUES E OUTROS POLITICOS DE MATO GROSSO, POIS FOI COMPROVADO QUE ESTES HOMENS FIZERAM MARACUTAIA COM O ERARIO PUBLICO E SE O ESTADO ESTA ASSIM É POR CAUSA DELES E AGORA VCS VEM JOGAR O PROBLEMA NO LOMBO DOS FUNCIONARIOS E DA POPULACAO.

positivo
0
negativo
0

Véio Joaquim 15/01/2019

É só diminuir a maquina, os gastos e mordomias...que SOOOOBRAAA dinheiro

positivo
0
negativo
0

Alberto 15/01/2019

Esse Mauro está exagerando na qualificação dessa crise. Isso, com certeza, é para justificar as promessas que não serão cumpridas. Calamidade financeira? Até novembro o governador Taques, apesar das dificuldades, vinha pagando em dia a Folha e outras despesas com empresas. Da noite pro dia vira calamidade financeira?

positivo
0
negativo
0

Elizeu de Lara Hurtado Filho 14/01/2019

Mas se o Estado esta quebrado, como as Prefeituras estão administrando suas cidades e com salários pagos dentro do mês? Não da pata entender

positivo
0
negativo
0

4 comentários