facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Junho de 2026
07 de Junho de 2026

29 de Abril de 2021, 16h:40 - A | A

PODERES / VACINA RUSSA

Mauro critica decisão da Anvisa: "Não há relatos de efeitos colaterais da Sputnik"

Governador saiu em defesa da vacina russa na manhã desta quinta-feira; Mauro disse que, ao contrário da AstraZeneca, Sputnik não há relatos de efeitos colaterais

FELIPE LEONEL
DA REDAÇÃO



O governador Mauro Mendes (DEM) saiu em defesa da vacina Sputnik V, da Rússia, na manhã desta quinta-feira (29), durante entrega dos cartões do programa “Ser Família Emergencial”, em Cuiabá. Mauro disse que a vacina já é usada em mais de 60 países, inclusive na América do Sul. A Argentina faz uso do imunizante e, segundo Mauro, não há relatos de efeitos colaterais.

Estou dando exemplo aqui da Argentina, próximo de nós, está usando em larga escala essa vacina e sem nenhuma notícia de qualquer problema. A AstraZeneca, a gente escuta todos os dias que quem vacinou [teve] uma série de efeitos colaterais, não tem nada de mortes, mas com alguns efeitos logo após a vacina. Essa [Sputnik] não tem relatos”, disse o governador.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Mato Grosso comprou 1,2 milhão de doses da vacina Russa, assim como os governadores do Nordeste e Norte. Ao todo, os governadores adquiriram 37 milhões de doses, sendo que estava prevista para iniciar a chegada em meados deste mês, porém dependia do aval da Anvisa. O pedido de importação foi negado na última segunda-feira (26).

Leia mais: 

Gerentes da Anvisa reprovam importação da vacina Sputnik

Governo de MT critica Anvisa e diz que 62 países já usam a vacina russa

Mauro disse também que se reuniu com os demais governadores e também com representantes do Ministério da Saúde da Rússia, com o Instituto Gamaleya e Fundo Soberano da Rússia. Documentos foram ajuntados e apresentados à Anvisa para apreciação. Caso não consiga a liberação, os governadores vão ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Nós estamos adotando todas as medidas necessárias para que a Anvisa faça essa aprovação, senão, nós vamos ao STF”, afirmou.

Comente esta notícia