RAFAEL COSTA
DO REPÓRTERMT
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou em discurso no Foro de São Paulo na quinta-feira (29) que é necessário combater o "discurso da familia" e do "patriotismo". A declaração foi dada quando o petista dizia da necessidade da esquerda reformular seus discursos na agenda política. (Veja o vídeo abaixo)
"É preciso que a gente rediscuta o discurso da esquerda. É preciso que a gente repense o que a gente quer e como a gente vai fazer para conquistar. Muitas vezes a direita, ela tem mais facilidade do que nós com o discurso fascista. Aqui no Brasil nós enfrentamos o discurso do costume, o discurso da família, o discurso do patriotismo. Ou seja, nós enfrentamos aqui o discurso de tudo aquilo que a gente aprendeu historicamente a combater", disse.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Lula ainda ressaltou que a reformulação do discurso da esquerda é necessário quando se avalia o debate, por exemplo, em outros cantos do mundo.
Aqui no Brasil nós enfrentamos o discurso do costume, o discurso da família, o discurso do patriotismo. Ou seja, nós enfrentamos aqui o discurso de tudo aquilo que a gente aprendeu historicamente a combater
"Na Europa, por exemplo, a esquerda perdeu o discurso para a questão da migração. Ou seja, a esquerda não sabe defender a questão dos imigrantes. A direta, que é contra de verdade, muitas vezes aceita a migração", destacou.
Fundado em 1990, por iniciativa do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil e do Partido Comunista de Cuba, o Foro de São Paulo é um encontro dos partidos de esquerda da América Latina e tem como lema neste ano “Integração Regional para Avançar a Soberania Latino-americana e Caribenha”. Após a pandemia, o grupo retoma suas reuniões presenciais anuais.
A última edição ocorreu em Caracas , capital da Venezuela, em 2019. Além de Lula, estiverem presentes a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, a ministra da Ciência e Tecnologia e presidente do PCdoB, Luciana Santos, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Manifestantes contrários ao encontro protestaram na porta da sede do evento. Além disso, partidos de direita, como o PL, repudiaram a presença do que chamam de “ditadores”. No Twitter, a oposição levantou a hashtag #ForaForodeSP.
Pacu do Porto 04/07/2023
E AGORA PETEZADA ??
FORAPT 03/07/2023
Quem lule defende ?? Condenados ! Ladrões! Corruptos e tudo que NÃO PRESTA !
VEIO JOAQUIM DO BRASIL 03/07/2023
COMO Q VOTAM NUM ENERGUMENO DESSE....PQP
Fenix 01/07/2023
DISCURSO REPORTER, DISCUROSO. BOLSONARO SEUS DISCURSOS DIVERGIAM DE SEUS ATOS.
Jose 01/07/2023
Vc é corrupto e ditador ah vai estudar matemática e português, pois se o povo ficar como vc vai ser testa de ferro ou boi de piranha como vc.
5 comentários