facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 11 de Junho de 2026
11 de Junho de 2026

02 de Março de 2020, 14h:07 - A | A

PODERES / FORAGIDO

Justiça manda prender ex-prefeito condenado a 28 anos de cadeia por estupros

Condenado por atentado violento ao pudor, Eduardo Zeferino deveria ter se apresentado no presídio em fevereiro

ANDRÉIA FONTES
DA REDAÇÃO



Justiça acaba de expedir mandado de prisão contra o ex-prefeito de Dom Aquino (166 km ao sul de Cuiabá), Eduardo Zeferino, 65. A decisão é do juiz de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), João Filho de Almeida Portela.

“Considerando que o recuperando não apresentou-se até o presente momento na Penitenciária Local, expeça-se o competente mandado de recaptura em desfavor do mesmo”. O juiz determina “a qualquer oficial ou autoridade policial a quem este Mandado de Prisão ou Recaptura for apresentado, que em seu cumprimento prenda e recolha em Estabelecimento Prisional”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

No dia 18 de fevereiro, o mesmo juiz determinou que Eduardo Zeferino voltasse a cumprir pena em regime fechado. Ele tinha que se apresentar na Penitenciária Major Eldo de Sá Correa, a Mata Grande, em Rondonópolis, no dia 20 de fevereiro, o que não fez.

Condenado a 28 anos e seis meses de prisão por atentado violento ao pudor contra menores de idade, Zeferino ganhou o benefício da prisão domiciliar em dezembro do ano passado após a defesa alegar sérios problemas de saúde. A Justiça, então, concedeu 60 dias para que ele realizasse todos os exames e, ao fim do prazo, iria reavaliar a questão.

Foram juntados os exames realizados pelo recuperando, sendo que a defesa pediu a manutenção do regime de prisão domiciliar. O juiz enfatizou que não foi apontada nos documentos médicos necessidade de realização de procedimento de maior complexidade que impedisse que Zeferino retornasse para trás das grades.

Foi receitado ao ex-prefeito apenas sessões de fisioterapia, uma vez por semana, além de remédios já prescritos.

Zeferino só terá o direito à progressão de regime em novembro de 2029. Ele foi considerado foragido da Justiça de novembro de 2016 até junho de 2018, quando se apresentou em Rondonópolis e foi encaminhado para a Mata Grande.

Comente esta notícia