facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 20 de Junho de 2024
20 de Junho de 2024

12 de Dezembro de 2022, 11h:54 - A | A

PODERES / APROVADO NA CÂMARA

Juarez Costa diz que legalização do "lobby" pode pôr fim à corrupção

O texto que regulamenta a prática foi aprovado no dia 29 de novembro. Agora, o texto foi encaminhado ao Senado.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



Deputado federal e líder da bancada de Mato Grosso em Brasília, Juarez Costa (MDB) defendeu a regulamentação do "lobby" - interferência e pressão por aprovação de projetos de interesse - e explicou que a regulamentação da prática pode pôr fim à corrupção. O texto foi aprovado no dia 29 de novembro, com substitutivo integral, e encaminhado para apreciação do Senado.

A proposta visa garantir o livre exercício da prática, atualmente considerada ilegal pela lei brasileira, e orienta alguns princípios como transparência, legalidade, ética, boa-fé, livre manifestação, entre outros.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Para o parlamentar, a regulamentação do lobby poderá pôr fim à corrupção.

"Lobby existe, nos Estados Unidos é legal e eu acredito que deve ser aqui também. Tem que legalizar de vez. Fazem as coisas escondidas e antecede o que acontece: corrupção. O lobby, que muitas vezes é criminalizado, não é isso. Quando se tem um projeto importante para votar, todo mundo vai pra lá (Congresso) fazer seu lobby. Acho que tem que ser às claras", defendeu.

O texto

O texto define o lobby como "representação de interesse a ser exercido por pessoa natural ou pessoa jurídica, por meio de interação presencial ou telepresencial com agente público, dentro ou fora do local de trabalho, com ou sem agendamento prévio".

O agente público poderá ser tanto aquele que exerce mandato, quanto aquele que exerce cargo, função ou emprego públicos, seja por nomeação, contratação ou qualquer meio, mesmo transitório ou sem remuneração.

O objetivo é garantir a transparência nas relações entre o setor privado e o setor público. Mostrar para que o povo brasileiro conheça a atuação do setor privado e saiba com quem no setor público se conversa para discutir projetos de lei, decisões administrativas e decisões políticas.

Comente esta notícia